HQ/Livros

Notícia

DC Comics deixa Nova York e se aproxima mais de Hollywood

Mudança para a Califórnia era esperada desde a reestruturação da empresa em 2009

30.10.2013, às 12H16.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H36

A DC Comics confirmou nesta terça-feira que fará uma mudança histórica em 2015: seu escritório vai sair de Nova York, na avenida Broadway, e passar para a Costa Oeste dos EUA, em Burbank, Califórnia.

dc comics

Burbank, a poucos quilômetros de Los Angeles, é a sede da Warner Bros., conglomerado que comprou a DC na década de 70. A DC foi fundada em Nova York em 1934 e mantinha-se lá até hoje. A mudança era esperada e circulou como boato desde 2009, quando a editora foi reestruturada e virou DC Entertainment.

Uma executiva da Warner em Los Angeles, Diane Nelson, conhecida por trabalhar na bem sucedida divisão de produtos para DVD da Warner/DC, assumiu a presidência da DC Entertainment e a matriz começou a investir mais em levar os personagens da editora para outras mídias. A divisão digital e a administração da DC passaram a funcionar na Califórnia em 2010.

Na prática, os grandes afetados pela mudança são os editores de quadrinhos, os únicos que trabalham na sede novaiorquina. Em e-mail da presidente a toda a DC, ontem, ela informa que executivos da empresa irão a Nova York discutir com os funcionários o planejamento para mudança, que ainda tem um ano para se desenrolar. Para roteiristas, desenhistas, coloristas e todos os outros criativos envolvidos em fazer as HQs, a mudança é quase irrelevante - já faz décadas que eles estão espalhados pelos EUA e pelo mundo.

Nova York é conhecida como a sede do mercado editorial dos EUA, enquanto Los Angeles é lembrada por Hollywood e todo o mercado audiovisual. A mudança, a princípio, visa apenas facilitar o contato entre o alto escalão Warner/DC e o editorial de quadrinhos, mas também serve para criar mais contato entre a produção de HQ e o uso de Batman, Superman, Flash e companhia no cinema, nas animações e outros produtos.

Em termos históricos, por outro lado, é uma mudança extremamente importante. A eterna concorrente Marvel Comics continua em Nova York, onde também foi fundada na década de 1930 - mesmo que sua empresa-irmã lucrativa, o Marvel Studios, e sua empresa-mãe, a Walt Disney Corporation, estejam nos arredores de Los Angeles.