DC Comics/Divulgação

HQ/Livros

Notícia

DC cancela história do Batman escrita por Warren Ellis após acusações de abuso

Diversas mulheres compartilharam depoimentos sobre conduta predatória do escritor

19.06.2020, às 22H50.
Atualizada em 19.06.2020, ÀS 23H01

A DC informou, nesta sexta-feira (19), o cancelamento de uma história de duas páginas escrita pelo veterano Warren Ellis para Legends of The Dark Knights, HQ com histórias paralelas do arco Dark Knights: Death Metal, após diversas mulheres compartilharem histórias de comportamento predatório por parte do escritor. O trabalho de Ellis, que admitiu o ter “ferido pessoas”, será substituído por uma nova história escrita por Marguerite Bennett e ilustrada por Jamal Igle (via BleedingCool).

Além de Legends of The Dark Knights, Ellis também escreveu a minissérie atualmente em publicação The Batman’s Grave. A editora, no entanto, não informou se irá ou não interromper a distribuição da revista, que já teve oito de doze edições lançadas.

Ao longo da última semana, vários depoimentos vieram à tona contando como Ellis teria usado seu renome na indústria como isca para seduzir mulheres muito mais jovens que ele. Entre as histórias compartilhadas, vítimas do autor afirmam que ele teria iniciado conversas de cunho sexual, manipulado a carreira e até usado como inspiração para suas personagens. Segundo os vários relatos, o escritor teria mantido esse comportamento por cerca de vinte anos com diversas mulheres ao mesmo tempo.

O próprio Ellis admitiu o comportamento e disse estar “profundamente arrependido”. Embora afirme reconhecer a dor que causou às mulheres que se manifestaram, o escritor disse nunca ter se visto como alguém influente e que jamais “coagiu, manipulou ou abusou de ninguém conscientemente” – confira a declaração completa do roteirista:

Além de seu trabalho nos quadrinhos, onde escreveu para títulos como Homem de Ferro, Quarteto Fantástico Millenium e Thunderbolts, Ellis também é criador e roteirista da animação Castlevania, da Netflix.