Warner Bros./Divulgação

HQ/Livros

Notícia

Livro que analisa série animada do Batman chega às lojas

Batman: A Série Animada: Uma Revolução dos Heróis na TV, de André Azenha, estuda influências do cinema alemão e de filmes noir na animação

18.12.2020, às 00H05.

Batman: A Série Animada, uma das adaptações mais celebradas do Cavaleiro das Trevas, ganhou um livro dedicado à análise das influências artísticas por trás da série. Escrito por André Azenha, Batman: A Série Animada: Uma Revolução dos Heróis na TV adapta a tese de mestrado do jornalista e crítico e está à venda na Amazon e no site das editoras Patuá e Gataria.

O livro repassa a história do personagem nos quadrinhos até os anos 1990, as influências que filmes noir e o cinema alemão da década de 1920 tiveram na criação da animação e como a série pode ser considerada uma “herança” dos longas do Batman dirigidos por Tim Burton, lançados em 1989 e 1992.

Batman: A Série Animada foi transmitida originalmente entre 1992 e 1995 antes de ganhar um revival chamado As Novas Aventuras do Batman, exibido de 1997 a 1999. A animação deu origem a diversos derivados, como Batman do FuturoSuperman: A Série Animada e Liga da Justiça.