Séries e TV

Artigo

Game of Thrones faz painel sem spoilers e com algumas revelações | San Diego Comic-Con 2014

Conheça o elenco de novos personagens na quinta temporada

25.07.2014, às 18H52.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Com os produtores receosos de contar spoilers para os presentes e também pedindo para que o público que fazia fila de perguntas também os evitasse, o painel da quinta temporada de Game of Thrones na San Diego Comic-Con 2014 foi bastante morno - com exceção da ovação do público à entrada de Pedro Pascal, o Oberyn, último ator a subir no palco.

Restrição posta, a maior novidade vinda do painel, da boca de George R.R. Martin, é que Jeyne Westerling estará presente no prólogo de The Winds of Winter, sexto livro da série. Revelações à parte, o escritor falou que tinha ideias muito claras de como seria o visual de Westeros e dos personagens, "mas a série faz um trabalho fantástico de adaptação". "E a série é a série, os livros são os livros. Eu encorajo as pessoas a lerem os livros para vivenciar a história em sua forma verdadeira."

Martin diz que gosta de muitas cenas que são adicionadas na série mas que não estão nos livros, como a de Cersei e Robert discutindo seu casamento na primeira temporada. Curiosamente, questionado sobre sua fama de carrasco de personagns, Martin diz que essa reputação é exagerada. "Os produtores da série mataram mais gente que eu, inclusive personagens que estão vivos nos livros. Então eu fico em segundo no ranking aqui", brinca.

Sobre a principal polêmica da quarta temporada, a cena entre Jaime e Cersei, o produtor David Benioff não entra no mérito do estupro: "Acho que se as pessoas pararem para olhar na Bíblia, tem tanto incesto lá quanto em Game of Thrones", diz. "O que eu acho incrível na série é que a violência dos livros não se perde e é feita de forma realista", disse mais tarde Natalie Dormer.

Em um vídeo gravado para o painel, alguns dos novos membros do elenco contam que personagens viverão. São eles Keisha Castle-Hughes como Obara Sand e Rosabell Laurenti Sellers como Tyene Sand, filhas de Oberyn; Alexander Siddig como Doran Martell, irmão de Oberyn; Toby Sebastian como Trystane Martell; Jonathan Pryce como High Sparrow; Nell Tiger Free substituindo Aimee Richardson como Myrcella Baratheon; Enzo Cilenti como Yezza; Jessica Henwick como Nymeria Sand (dizendo que está empolgada com as armas de Nym); e DeObia Oparei como Areo Hotah - assista ao vídeo.

Perguntados sobre a importante cena do livro em que Jaime liberta Tyrion da cela e a relação dos dois muda com uma revelação do passado, Benioff diz que era difícil contar toda essa história do passado sem usar flashback ou narração em off - dois recursos que o produtor diz querer evitar. "Se fôssemos contar aquilo tudo em uma cena de diálogo entre os dois ficaria longo demais", diz.

Sobre a relação - e a separação - de Sansa e Tyrion, Sophie Turner começa brincando: "Perdê-lo foi devastador, ele era minha cara metade!". Em seguida emenda: "Ela aprendeu a se importar com ele de verdade. Eu gostaria no futuro de ver os dois juntos de novo. Acho que eles fariam um casal poderoso, tipo Brangelina".

Entre perguntas sobre o método dos atores e à rotina das gravações, John Bradley, o Sam Tarly, fala da Muralha. "As pessoas comentam que a roupa aquece no inverno, mas não do pescoço para cima. E o rosto é a ferramenta de um ator, e lá estamos com a cara congelando! Se eu ficar frio como eu estava lá, em algum outro momento na minha vida, é sinal de que alguma coisa está errada."

A quinta temporada estreia entre março e abril de 2015.