HQ/Livros

Lista

Turma da Mônica: Laços | Como o Louco chegou até o cinema

Personagem vai ser interpretado por Rodrigo Santoro

08.12.2018, às 09H31.
Atualizada em 14.06.2019, ÀS 14H10

Turma da Mônica: Laços revelou durante a CCXP 2018 que ninguém menos que Rodrigo Santoro viverá o Louco na adaptação cinematográfica de Turma da Mônica: Laços. O personagem é um dos mais conhecidos e queridos dos fãs dos personagens criados por Mauricio de Sousa.

Confira agora a jornada do Louco até chegar no cinema:

Estreia

Ao contrário da maioria dos personagens clássicos da Turma da Mônica que estrearam em tiras de jornais, a primeira HQ do Louco aconteceu já em uma revista. Foi em 1973, na primeira edição da revista Cebolinha, em Uma História Muito Louca. Logo de cara ficou claro que a principal “vítima” do personagem seria o garoto e, desde então, eles apareceram em diversas histórias juntos.

Criação

O personagem não foi criado por Mauricio de Sousa e, sim, por seu irmão, Marcio Araujo – que na época era roteirista do estúdio. Nas primeiras histórias, o personagem era um maluco que entrava e saia do hospício e, com o tempo, se desenvolveu em um personagem mais complexo.

Deadpool da Turma da Mônica?

O Louco virou uma espécie de Deadpool da Turma da Mônica pois, além de ser divertido e fazer piadas com todos os outros personagens, ele sabe que está em uma história em quadrinhos e constantemente quebra a quarta parede. Recentemente, inclusive, ele participou de uma história onde “substituiu” a Mônica pois a garota não pôde comparecer pois estava doente.

O Nome

MSP/Reprodução

Em algumas HQs o personagem havia sido chamado de Louco Doidivanas da Silva, mas seu verdadeiro nome só foi revelado em 1998, na revista Parque da Mônica 68 escrita por Flavio Teixeira de Jesus. Na HQ, descobriu-se que ele se chama Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira (L.O.U.C.O).

Visual

Graphic MSP Louco/Reprodução

O personagem foi inspirado no em Sidnei Lozano Salustre, desenhista que trabalha ao lado de Mauricio de Sousa desde o final da década de 60.

Turma da Mônica Jovem

Na versão de Turma da Mônica Jovem, ele virou o professor Licurgo. Apesar de ainda ter características clássicas, ele odeia que o chamem de louco e virou um dos homens mais geniais desse mundo. Ele é um dos personagens mais misteriosos da HQ.

Graphic MSP

Apesar de visualmente ser um trabalho belíssimo, o trabalho de Rogério Coelho tem uma das histórias mais fracas da iniciativa e mostra o Louco correndo contra os guardiões do silêncio, enquanto viaja pelas histórias para libertar um pássaro enjaulado. A história tenta ser uma metáfora sobre dar asas à criatividade, mas é feita de uma maneira simples demais e é difícil do público se conectar com o personagem principal. A Graphic MSP foi lançada em 2015.

Cinema

Agora, o Louco será interpretado por ninguém menos que Rodrigo Santoro. As primeiras imagem encantaram os fãs ao redor do Brasil e sua estreia no cinema acontece no dia 27 de junho de 2019.