CCXP/Reprodução

CCXP

Artigo

The Expanse | Ficção científica é sonhar com o futuro, diz elenco na CCXP

Em painel descontraído e reflexivo, atores comentaram o potencial do gênero sci-fi e a importância da série do Amazon Prime Video

05.12.2020, às 22H04.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H48

Um mês após revelar que a sexta temporada será a última, o Amazon Prime Video trouxe The Expanse para a CCXP Worlds, para celebrar o iminente lançamento da quinta temporada. Durante o painel, os atores Dominique Tipper (Naomi Nagata), Wes Chatam (Amos Burton) e Cara Gee (Camina Drummer) falaram sobre o clima agradável no set, as memórias do Brasil, e refletiram sobre o poder da ficção científica.

Não é a primeira participação de The Expanse na CCXP. Na edição de 2019, a Amazon trouxe parte do elenco para o painel presencial. Esse ano, quem retornou - mesmo que digitalmente - é Dominique Tipper, a Naomi da série. “Eu me lembro de uma recepção muito calorosa, que eu amei e que acho condiz com o país e com as pessoas de lá”, falou sobre sua passagem pelo Auditório Thunder da CCXP19, em São Paulo. “E também havia muita gente parecida comigo, o que foi apaixonante! Nunca havia ido para um lugar cheio de tanta gente que se parece comigo, me senti muito representada. Os fãs foram incríveis e foi muito legal ir e conhecer a todos!

Os fãs do seriado sabem que a história por trás das câmeras é tão intrigante quanto a trama central. The Expanse foi inicialmente produzida no Syfy, emissora que custeou e exibiu três temporadas da obra (que, curiosamente, chegou ao Brasil pela Netflix). A situação foi essa desde a origem em 2015 até 2018, quando o canal cancelou a produção por conta de desentendimentos relacionados à reprises e distribuição. Rapidamente, o Amazon Prime Video entrou para salvar o programa do limbo - muito pela base já consolidada de fãs e pelo futuro da trama, mas também porque Jeff Bezos, fundador da Amazon, é um grande entusiasta da série.

Desde então somos gratos por podermos continuar com a trama. Toda a equipe e elenco amam essa história”, contou Cara Gee, a Camina, que também brincou que o diferencial da Amazon em relação à TV tradicional é mais cenas com os atores mostrando o bumbum. Já Wes Chatam, que vive Amos, complementou: “Estamos muito alinhados com a visão da Amazon. Lembro de Jeff Bezos falando que aprendeu muito com ficção científica quando era mais novo, ele lia romances sci-fi numa biblioteca e isso o permitiu sonhar com o que o futuro poderia se tornar.

Pelo nível do texto da obra, o painel constantemente seguiu por um lado mais filosófico, com os atores discutindo o papel da série e da ficção científica no geral. Para Dominique Tipper, há muita riqueza em criações do gênero que assumam que estão discutindo questões sensíveis da vida real. “The Expanse acerta em refletir tendências globais, e isso é o que boas obras de arte fazem. Estou orgulhosa de poder contar essas histórias com alegorias, e espero poder criar conversas através desses paralelos”, disse.

Além disso, segundo a atriz, todos da produção se orgulham bastante de fazer algo repleto de ciência e também diversidade: “Somos uma das séries com maior precisão científica da TV. Por essa razão adoramos quem assiste e acaba se envolvendo mais com ciência. Mas também somos uma das produções mais diversas e cheias de representatividade da televisão”, afirmou. “Pensar que pequenos garotos ou garotas que se pareçam comigo vão me ver como uma engenheira numa espaçonave, e isso despertar neles interesse em ciências ou artes, para mim isso é um dos grandes motivos pelo qual eu faço essa série.

Por fim, Wes Chatam completou que a relação entre a ficção científica no entretenimento, e os avanços tecnológicos da humanidade, é secular. Segundo ele, o melhor exemplo disso é o primeiro ônibus espacial da NASA, lançado em 1974, que foi batizado de Enterprise em homenagem à nave de Star Trek. “Ficção científica sempre foi sonhar com o futuro”, afirmou o ator. “As pessoas crescem fascinadas por essas histórias, e isso desperta nelas uma mentalidade de que tudo isso é possível, que são objetivos alcançáveis.”

A quinta temporada de The Expanse chega ao catálogo do Amazon Prime Video em 16 de dezembro.

CCXP Worlds: A Journey of Hope, primeira edição 100% digital do maior evento de cultura pop do mundo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020. Os ingressos gratuitos e os pacotes especiais, que dão direito a atrações e brindes exclusivos, estão disponíveis no site www.ccxp.com.br.

Neste sábado (5), a Amazon apresentou as novas séries The Wilds e Invincible, além da quinta temporada de The Expanse, os diretores Anthony e Joe Russo falaram de seus próximos trabalhos depois de Vingadores, e Jessica Chastain trouxe seu novo filme, As Agentes 355. No lado dos quadrinhos, foi o dia de nomes como Garth Ennis e Kelly Sue DeConnick, além de novidades da Turma da Mônica e do evento DC Future State.

Quem perdeu alguma coisa ou quer rever os melhores momentos pode acessar os vídeos on demand, que serão disponibilizados na plataforma em até 24 horas depois da exibição ao vivo e ficam no ar até o dia 13 de dezembro.

Acompanhe a cobertura completa no siteTwitter e Facebook do Omelete.

Assista no Prime Video