CCXP/Divulgação

CCXP

Notícia

CCXP Worlds: Artists Valley terá 42% de mulheres e 40% de artistas LGBTQIAPN+

Artists’ Valley by Santander terá representantes da Argentina, Alemanha, Canadá, Hong Kong e Portugal

08.11.2021, às 13H30.

Para a edição virtual da CCXP Worlds 21, foram 581 artistas selecionados para o Artists’ Valley by Santander. Desta quantidade, 40,8% dos expositores disseram se identificar na sigla LGBTQIAPN+. Além disso, a participação de mulheres (cis e trans) nas mesas virtuais da CCXP para este ano representa 42,1% do total de artistas participantes - na edição anterior, elas representavam 36,4% e, em 2019, 33%.

A representatividade também pode ser conferida quando 10% dos inscritos se identificam como transgêneros, não binários, gender fluid, agênero e travestis. Ainda, 24,59% dos participantes se identificam como negros ou pardos.

"A CCXP sempre valorizou a diversidade e a inclusão, e isso está fortemente presente no Artists' Valley, que é o coração do festival. A multiplicidade de artistas presentes nessa área se traduz em uma produção igualmente diversa que contribui para atrair novos leitores e para o crescimento do mercado de quadrinhos no país", destaca Ivan Costa, cofundador da CCXP e curador do Artists' Valley.

A representatividade também se faz presente nos temas. Nas categorias de trabalhos, as obras independente/alternativa ficaram em primeiro lugar, representando 12,2% do total; o segundo lugar ficou com fantasia (11,7%) e fechando o top 3, aventura (8%). Uma análise interessante é que os mangás ficaram à frente de super-heróis, 5,6% contra 4,6%.

O Artists’ Valley by Santander terá representantes da Argentina, Alemanha, Canadá, Hong Kong e Portugal. O conteúdo da seção será disponibilizado em inglês. Mesmo que virtual, quem passar pelo espaço poderá conferir também obras dos mais variados gêneros como ficção-científica, jornalismo, adaptação literária, erótico, terror, entre outros.

A responsável pelas artes das credenciais de 2021 é a Iron Studios, empresa especializada na fabricação de estátuas colecionáveis de alto padrão. A Feiticeira Escarlate do MCU estampa a credencial FREE; Lord Voldemort, vilão de Harry Potter, aparece na credencial DIGITAL EXPERIENCE; e o Mandaloriano, de Star Wars, fecha o trio ao estampar a credencial da HOME EXPERIENCE.

Além disso, também já é possível garantir as entradas da para CCXP22, que será presencial e promete ser a maior edição de todos os tempos, incluindo o ingresso FULL Experience e o pacote UNLOCK, assim como os outros formatos.

Este primeiro lote terá preço especial, que dura até 6 de dezembro — ou até os ingressos esgotarem. Vale lembrar que todos os fãs que adquirirem qualquer ingresso da edição de 2022 ganham também uma credencial DIGITAL Experience da CCXP Worlds 21.

Confira os detalhes de preço de cada modalidade de entrada aqui.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).