HQ/Livros

Lista

Capitão América: Guerra Civil é fiel? Veja oito momentos da HQ que estão no filme

Ou quase isso...

29.04.2016, às 13H03.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H34

Capitão América: Guerra Civil adapta aos cinemas a minissérie Guerra Civil dos quadrinhos, mas, embora a premissa seja a mesma, muita coisa foi alterada para se encaixar na linha dos filmes do Marvel Studios. Ainda assim, dá para identificar alguns momentos pontuais da HQ que foram transpostos para o cinema com alguma fidelidade - ou quase isso. Veja na galeria abaixo.

A mãe de luto

No filme, a mãe que perdeu um filho em Sokovia enquadra Tony Stark pelo ocorrido. Na HQ, uma mãe que perdeu seu filho na explosão em Stanford faz o mesmo (mas de um jeito mais agressivo), e é a partir do remorso que o Homem de Ferro decide aceitar o registro dos super-heróis.

Primeira discussão

A primeira discussão entre os heróis sobre o registro acontece, na HQ, no Edifício Baxter, e há vários outros personagens envolvidos. Assim como no filme, porém, Tony Stark já toma a dianteira na posição pró-governo e um dos primeiros a se posicionar contra o registro é o Falcão Sam Wilson, principal aliado do Capitão América.

Apelou, perdeu

No duelo contra o Capitão América, o Homem de Ferro precisa da ajuda do computador da sua armadura para conseguir calcular e antever os movimentos de Steve Rogers. Assim, Tony Stark se ajusta ao estilo de luta do oponente e conquista uma vantagem momentânea.

Tiro, porrada e bomba

Algumas situações de ação se repetem entre a HQ e o filme porque já se consagraram, como o Homem-Aranha desviando do escudo do Capitão América, ou Steve Rogers saltando janelas afora em edifícios. Uma cena particular, porém, se destaca: a granada de fumaça atirada para dentro de um prédio, que no filme acontece com Ossos Cruzados e, na HQ, envolve a caçada ao Patriota, dos Jovens Vingadores.

O fim

O segundo embate entre Capitão América e Homem de Ferro termina, na HQ, de um jeito muito parecido com o do filme, com Steve Rogers montado sobre um Tony Stark caído, com seu capacete estilhaçado. Ao olhar o oponente nos olhos, Capitão percebe o que fez e meio que segura os golpes (mas na HQ é segurado por uma multidão).

Luto

Na HQ, Golias morre com um raio no peito, e isso interrompe uma batalha campal de heróis, que percebem a seriedade da situação. No filme, Máquina de Combate, também um herói negro, toma um raio no peito que o tira de combate e encerra a briga no aeroporto, também levando os heróis a medir a consequência dos seus atos.

ESTA CENA

A principal homenagem do filme à HQ é uma cena que não está nas páginas e sim na capa de Civil War #7, última edição da saga. É a imagem que se tornou emblema do conflito, com o Capitão América se defendendo dos raios repulsores do Homem de Ferro.

O padrinho

Tanto na HQ quanto no filme, Tony Stark se torna a figura que traz o Homem-Aranha ao centro da ação. No gibi, ele convence Peter Parker a entregar sua identidade publicamente, e na tela o Homem de Ferro convence o Aranha a entrar na guerra.