Filmes

Notícia

Liga da Justiça | "O mais sombrio ficou para trás", diz Deborah Snyder

Produtora comenta com o diretor Zack Snyder a recepção a Batman vs Superman

21.06.2016, às 10H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H41

O resultado abaixo do esperado de Batman vs Superman nas bilheterias já está impactando Liga da Justiça. Na visita ao set que o Omelete fez na última sexta-feira em Londres, a mudança de tom de um filme para o outro foi um dos assuntos mais comentados - e confirmados - pelo casal formado pela produtora Deborah Snyder e o diretor Zack Snyder.

"Cada filme é um aprendizado, não é? E nós ouvimos o que todos têm a dizer, porque nos importamos com o que os fãs dizem. Ao mesmo tempo, cada história que contamos é diferente - e o caminho que estamos tomando agora é o que o público está querendo", assume a produtora. "A coisa principal que aprendemos é que as pessoas não gostam de ver seus heróis desconstruídos [risos]."

Deborah Snyder não diz com todas as letras, mas assume que aproximar-se do público adolescente que abraça os longas da Marvel é um objetivo neste novo filme. "Justice League é muito mais inclusivo. E tem tudo a ver com personagens. Temos esses dois heróis mais jovens, Flash e Ciborgue, que são definitivamente mais leves. Eu acredito que eles terão um apelo junto ao público mais jovem. E Esquadrão Suicida tem seu público, assim como o filme da Mulher-Maravilha, que para mim terá apelo não só para mulheres mas também para um público mais amplo. O mais sombrio em que já estivemos foi isso agora que passou [em BvS]."

Depois de exibir uma cena do filme já montada para os jornalistas presentes no set, Zack Snyder falou sobre essa transição. O diretor diz que passou por um baque com as críticas negativas a BvS, mas defende seu trabalho: "Para mim é um filme pessoal. Eu amo esse material. E quando o filme saiu, me pegou desprevenido, porque amo esses personagens e senti fundo o impacto".

"Eu queria um Superman que tivesse uma razão de ser Superman, e ele tinha que passar por algo para se tornar isso. É um processo pelo qual temos que passar, isso é parte da história", justifica Snyder. "A morte sempre vai ser mais sombria que a ressurreição ou a formação de uma equipe. O tom é naturalmente diferente."

Questionado se o enfoque no entretenimento em Liga da Justiça deixaria o filme mais parecido com o seu Madrugada dos Mortos, Snyder desfez a comparação: "O tom daquele filme era de sátira hardcore. Adoro os filmes de zumbis de George Romero, mas eu tenho mais reverência a quadrinhos que a histórias de zumbi, então tendo a levar [super-heróis] mais a sério".

Para Deborah Snyder, tanto O Homem de Aço quanto BvS eram celebrações de HQs mais sombrias, como O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller e o arco da morte de Superman. "Eu penso que essas histórias são particulares, e sempre foi assim que as tratamos, como histórias individuais", diz. Sobre o ajuste ao novo tom prometido para Liga da Justiça, ela diz que, como em todo processo criativo, "você está sempre mudando e evoluindo no caminho". "Estivemos trabalhando, mexendo no roteiro, estamos acompanhando o que acontece lá fora. O que eu sei é que sempre quisemos fazer esse filme para juntar esses personagens. Então embora tudo tenha afetado o processo de alguma forma, esse rumo sempre foi o que tomaríamos."

Liga da Justiça tem no elenco Ben Affleck (Batman), Gal Gadot (Mulher-Maravilha), Henry Cavill (Superman), Jason Momoa (Aquaman), Ray Fisher (Ciborgue), Ezra Miller (Flash), Amber Heard (Mera), Willem Dafoe (Vulko), J.K. Simmons (Comissário Gordon), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Jeremy Irons (Alfred) e Amy Adams (Lois Lane), entre outros.

Afinal, o que são as Caixas Maternas?

A  estreia é prevista para 16 de novembro de 2017.