Filmes

Artigo

Por que Batman Vs Superman virou motivo de preocupação?

Em produção desde 2013, expectativa para o filme cria bola de neve de especulações

16.02.2016, às 17H09.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Publicado na última quinta-feira (11), o videocast do Hitfix sobre Batman Vs Superman - A Origem da Justiça criou polêmica entre os fãs da DC ao afirmar que a Warner Bros. estaria preocupada com o filme depois de algumas sessões teste. A resposta do público não seria o que o estúdio esperava.

No vídeo, depois da declaração sobre as reações negativas ao filme, o colunista Drew McWeeny começa a especular sobre o futuro do universo cinematográfico da DC, apostando que as filmagens de Liga da Justiça seriam adiadas e que Zack Snyder não seria mais o diretor do filme. Segundo as fontes de McWeeny, a esperança da Warner estaria em Ben Affleck, adiantando o filme solo do Homem-Morcego.

Em resposta às declarações do Hitfix, Bill "Jett" Ramey, colunista do Batman on Film, confirma que o filme foi exibido em sessões teste, mas que a reação do público teria sido positiva. Ainda assim, a Warner Bros. estaria preocupada sobre como o longa será recebido pelo espectador geral e como isso refletirá nas bilheterias. De acordo com Ramey, Batman Vs Superman estaria longe de ser um blockbuster convencional, muito mais sombrio e complexo do que os outros filmes baseados em quadrinhos do mercado.

A verdade é que esse medo é uma consequência natural em relação a um filme que está em produção desde 2013 (veja aqui) e carrega a responsabilidade de criar a base para toda uma franquia. O marketing do longa tem seguido uma linha convencional, mas o engajamento nas redes sociais é forte (500% mais do que as produções da Marvel - entenda aqui). Logo, tudo indica que Batman Vs Superman dominará as bilheterias na sua estreia. O que os rumores sobre a preocupação da Warner sugerem é que o estúdio não está confiante sobre a performance do filme a longo prazo (essencial para atingir a esperada marca total de US$ 1 bilhão), consequência direta das críticas e do boca a boca sobre o filme.

A resposta virá em 24 de março. Até lá, tudo não passa de especulação, ansiedade por um projeto grande, ambicioso e que só tem a favorecer o gênero, injetando ainda mais diversidade em um mercado constantemente acusado de esgotamento.