Filmes

Notícia

Campanha viral de Batman - O Cavaleiro das Trevas: Tocou o telefone do Coringa

Pesquisa de opinião revelou detalhes interessantes sobre Harvey Dent

19.04.2008, às 13H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H32

E a campanha viral de Batman - O Cavaleiro das Trevas acaba de ganhar um novo capítulo.

Ao meio-dia de sábado, 19 de abril, finalmente o telefone que ganhamos do Coringa tocou (que telefone??). Mas não era o Palhaço do Crime, nem o Tenente Gordon... era apenas uma pesquisa de opinião. No entanto, uma pesquisa extremamente reveladora!

A chamada era de um comitê de eleitores de Gotham. Várias perguntas foram feitas, começando e terminando com "quais são seus sentimentos em relação a Harvey Dent". Por que duas vezes a mesma pergunta? Porque durante a pesquisa fomos apresentados a diversos fatos (ou seriam "intrigas da oposição"?) sobre o candidato à promotoria pública da cidade. E se começamos dizendo "5" (de 1 a 10), terminamos com um negativo "3".

Harvey Dent

Harvey Dent: Honrado ou um farsante?

Acontece que a pesquisa informou que Dent já esteve internado em uma instituição psiquiátrica, não declarou corretamente seus impostos nos últimos quatro anos e tem ligações pessoais com a máfia!

Depois que desligamos, o leitor Raphael Aleixo nos escreveu com uma pista adicional. A ligação não teria sido feita de um comitê de cidadãos preocupados, mas pelo ccfabg.org, um grupo que está desde o início tentando desestabilizar a campanha de Harvey Dent. Se respondessemos as perguntas da pesquisa com o código 164938, descoberto no site deles, teríamos escutado a seguinte mensagem: "Caras, se vocês estão ouvindo isso, foi tudo pro inferno. Temos um dedo-duro entre nós, mas o chefe não vai esquecer vocês. Ele quer que todo mundo... viaje um pouco. Veja o mundo, vá pegar um Sol. Fique fora de Gotham por um tempo. Vocês fizeram tudo direito. Orgulhem-se disso. Fiquem à salvo e traremos todos de volta quando a coisa toda terminar".

Claro que tudo tem jeitão de intriga - quem estaria por trás? -, mas o fato é que Harvey Dent ter "duas-caras" é algo que faz todo o sentido dentro das idéias mais realistas da nova série - algo que explicaria muito bem sua transformação no vilanesco e deformado grande inimigo do Batman. Aliás... não seria o próprio Dent o responsável pela campanha de oposição? Parece tudo muito elaborado para ser uma ação do Coringa - que até aqui limitou-se a rabiscar e hackear páginas do candidato.

Pra completar a rodada, Roger Lee, leitor português do Omelete, nos informou que Jim Gordon está mandando e-mails para as pessoas que ele interceptou fazendo o servicinho do Coringa há algumas semanas:

Meu amigo,

Vamos começar com os indiciamentos em breve. Se você não quer ter seu nome em um deles, precisamos de sua colaboração total numa operação que vem por aí.

Caso você não saiba, estamos lidando com casos de corrupção no nosso departamento. Não vou deixar a Polícia de Gotham entrar em colapso, então iniciando várias ações. Identificamos um grupo de criminosos que precisam ser levados à justiça - mas o problema é que eles estão escapando da cidade. Precisamos de sua ajuda para localizá-los.

Considere-se a bordo. Entrarei em contato na semana que vem - e é bom que você colabore. Você não vai querer passar o resto da vida na cadeia.
 
Tenente Jim Gordon



Tal email adiciona mais um elemento interessante à campanha. Foi pedido aos malfeitores que fugissem de Gotham - e a polícia está atrás deles. Fala-se de "veja o mundo" - e recentemente celulares foram distribuídos em vários cantos do planeta pelo Coringa. São várias possibilidades... aguarde mais novidades por aqui enquanto essa caça-ao-tesouro se desenrola.

A campanha é realmente interessante e muito bem feita. Mas tem um problema - algo que uma parceira do Omelete que trabalha em agência nos fez enxergar e o leitor Doan Bregantino, que também recebeu a ligação por ter cadastrado seu fone na fase anterior da campanha, confirmou. Se a campanha cruzou continentes e aportou em diversos países, deveria ser regionalizada no idioma local. Afinal, eles sabem para quem estão ligando ou mandando emails - e onde estamos. Leia o email de Doan abaixo:

Grande Érico, tudo bom?

Acabei de receber uma ligação sobre a campanha de Harvey Dent.
É uma uma mulher fazendo perguntas sobre o candidato. São 3 e vc deve digitar de 1 a 9 sobre sua satisfação. Como não manjo muito de inglês, não consegui entender direito as perguntas. Vcs tb devem ter recebido. Vou ficar ligado no Omelete para saber do que se trata.

Grande abraço,

Doan Bregantino

Batman - O Cavaleiro das Trevas estréia mundialmente em 18 de julho.

Da Frigideira: os seis primeiros minutos do filme
Leia o artigo sobre a visita ao set de Londres
Leia mais sobre o novo Batman