Filmes

Lista

Avonts #2: Filmes e séries para enfrentar seus medos

Assista ao segundo episódio do Omelete Avonts*

17.03.2020, às 20H00.
Atualizada em 20.04.2020, ÀS 16H23

Todo mundo tem medo. As fobias variam, seja de escala (de avião ou agulha) ou abrangência (individual ou coletiva), mas esse é um sentimento compartilhado por todos, ainda que muitas vezes seja também o grande responsável por causar desentendimento entre os seres humanos. O ano de 2020 já começou com um grande caso de medo global. A pandemia do COVID-19, a nova mutação da família coronavírus, vem alterando a rotina de países inteiros, fechando fronteiras e colocando populações em quarentena. É um momento de alerta, em que medidas precisam ser tomadas para evitar que o cenário se agrave ainda mais, o que mexeu até mesmo a indústria de Hollywood, com diversos lançamentos adiados e gravações interrompidas

Um caso como esse assusta justamente pela proximidade com a nossa rotina e por bater diretamente no nosso instinto de sobrevivência — que nos diz para lavar bem as mãos e evitar aglomerações. Medo, porém, não é fácil de ser explicado. Cada um tem o seu. Pode ser uma situação que nos marcou na infância, uma imagem… O que se reflete muito pelo que vemos e lemos. A arte nos ajuda a lidar com certos pavores, nem que seja para saber exatamente o que não queremos ver. No segundo episódio do Avonts (veja acima), conversamos sobre esses diferentes temores e como lidamos (ou tentamos lidar) com eles. 

*Omelete Avonts é um novo programa do Omelete voltado para comportamento. Publicado às terças no Youtube, o Avonts vai relacionar de forma descontraída as temáticas da cultura pop à vida real, misturando experiências pessoais com referências de filmes, séries, livros e mais. 

Confira abaixo algumas referências da cultura pop sobre diferentes tipos de medo e deixe nos comentários outros exemplos sobre o assunto:

1. Contágio (2011)

Profissionais da saúde, oficiais do governo e pessoas comuns lidam com uma pandemia enquanto o Centro de Controle de Doenças busca por uma cura

Filme | Onde ver: HBO Go, Apple TV, Looke

2. The Walking Dead (2010– )

O Xerife Rick Grimes acorda de um coma em um mundo em ruínas e precisa liderar um grupo de sobreviventes para que continuem vivos. 

Série | Onde ver: Claro Video (9 temporadas), Fox Premium (9 temporadas), Netflix (8 temporadas), Globoplay (8 temporadas)

3. Fear The Walking Dead (2015– )

Situado em Los Angeles, o derivado de The Walking Dead segue duas famílias que precisam se unir para sobreviver o apocalipse dos mortos-vivos. 

Série | Onde ver: Amazon Prime Video

4. Extermínio (2002)

Quatro semanas depois de um misterioso e incurável vírus se espalhar pelo Reino Unido, um grupo de sobreviventes busca um lugar seguro. 

Filme | Onde ver: Claro Vídeo, Telecine Play, Apple TV, Google Play

5. Trainspotting - Sem Limites (1996)

Profundamente imerso no mundo das drogas de Edimburgo, Renton tenta se livrar do vício apesar da tentação das drogas e da influência dos seus amigos. 

Filme | Onde ver: Claro Vídeo, Amazon Prime Video

6. Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída (1981)

Na década de 1970, uma adolescente de Berlin se vicia em heroína. Tudo na sua vida começa lentamente a se distorcer e desaparecer enquanto ela se aproxima de um grupo de viciados e se apaixona por um gigolô. O filme é baseado no livro dos jornalistas Kai Hermann e Horst Rieck, escrito a partir de entrevistas feitas com a verdadeira Christiane Felscherinow. 

Filme | Onde ver: DVD
Livro | Onde ler: Amazon (Editora Best Seller)

7. Um Lugar Silencioso (2018)

Em um mundo pós-apocalíptico, uma família é forçada a viver em silêncio enquanto se esconde de monstros com audição ultra-sensível. 

Filme | Onde ver: Telecine Play, Google Play, Apple TV

8. Bird Box (Caixa de Pássaros, 2018)

Cinco anos depois que uma ameaça invisível leva a maior parte da sociedade ao suicídio, uma mãe e seus dois fazem uma aposta desesperada em busca de salvação. Baseado no livro de Josh Malerman publicado em 2014. 

Filme | Onde ver: Netflix
Livro | Onde ler: Amazon (Editora Intrínseca)

9. Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

Baseado no romance José Saramago publicado em 1995, a trama acompanha o declínio de uma cidade cuja população passa a sofrer de uma cegueira repentina. Apenas uma mulher não perde a visão, sendo a única testemunha dos horrores que a cercam. 

Filme | Onde ver: não disponível
Livro | Onde ler: Amazon (Companhia das Letras)

10. O Exorcista (1973)

No filme baseado no livro de William Peter Blatty, publicado em 1971, uma garota de 12 anos é possuída por uma entidade misteriosa e sua mãe busca a ajuda de dois padres para salvá-la. 

Filme | Onde ver: Apple Tv, Looke
Livro | Onde ler: Amazon (HarperCollins)

11. Invocação do Mal (2013)

Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren trabalham para ajudar uma família aterrorizada por uma presença sombria em sua casa. 

Filme | Onde ver: Netflix, Google Play, Looke, Apple TV

12. A Maldição da Residência Hill (2018– )

Baseada no romance A assombração da Casa da Colina, publicado por Shirley Jackson em 1959, a série acompanha uma família traumatizada pelas memórias da sua antiga casa. 

Série | Onde ver: Netflix
Livro | Onde ler: Amazon (Editora Suma)

13. Marcelino Pão e Vinho (1955)

Marcelino é um órfão que cresceu em um monastério. Um dia ele dá um pedaço de pão para uma figura de cristo crucificado deixada em um depósito pelos padres. Para a surpresa do menino, Jesus come o pão. Pela doação, Marcelino recebe um desejo, ver a sua mãe.

Filme | Onde ver: DVD

14. Presença de Anita (2001)

Em busca de inspiração durante as férias, Nando vê em Anita a personagem ideal para seu romance. Ela mora em um sobrado onde, no passado, aconteceu um crime passional. Intensa, Anita seduz Nando e desperta a primeira paixão de Zezinho, formando um triângulo amoroso. A versão disponível na Globoplay é uma adaptação da minissérie exibida em 2001. 

Filme | Onde ver: Globoplay

15. O Sexto Sentido (1999)

Um menino que fala com espíritos busca a ajuda de um deprimido psicólogo infantil. 

Filme | Onde ver: Google Play, Apple TV, Claro Vídeo

16. Os Outros (2001)

Uma mulher que vive em uma casa escura com seus dois filhos fotossensíveis está convencida de que sua casa é mal assombrada.  

Filme | Onde ver: Amazon Prime Video

17. Edward Mãos de Tesoura (1990)

Um homem sintético, que não foi completamente construído e tem tesouras no lugar das mãos, vive solitário até que uma mulher o encontra e o apresenta à vida no subúrbio.

Filme | Onde ver: Claro Video, Apple TV, Google Play

18. O Pesadelo - Paralisia do Sono (2015)

O documentário acompanha oito pessoas que sofrem de paralisia do sono, uma condição que temporariamente os impede de se mover, falar ou reagir.

Documentário | Onde ver: DVD

19. Corra! (2017)

Um jovem afro-americano visita os pais da sua namorada branca em um fim de semana que revela que as coisas são ainda mais estranhas do que parecem ser. 

Filme | Onde ver: Netflix, Google Play, Apple TV, Looke

20. Awake: A Vida por um Fio (2007)

Um jovem rico passando por um transplante no coração descobre que seus cirurgiões pretendem matá-lo.

Filme | Onde ver: DVD