Supergirl/CW/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Supergirl | Jon Cryer surpreende em estreia como Lex Luthor

Saiba como foi o episódio

18.03.2019, às 11H55.
Atualizada em 09.10.2019, ÀS 13H56

Heróis e vilões fazem parte do imaginário do público e com certeza Lex Luthor é um dos maiores antagonistas de todos os tempos. Já interpretado por nomes como Gene Hackman (nos primeiros filmes de Superman) e Michael Rosenbaum (em Smallville), o personagem retornou à TV esta semana em “O Brother, Where Art Thou?”, 15º episódio da quarta temporada de Supergirl.

Quem o interpreta dessa vez é Jon Cryer, conhecido do grande público como o tímido e atrapalhado Alan Harper de Two And a Half Men. Logo que as primeiras fotos do episódios foram divulgadas, fãs se questionaram como seria essa nova representação do vilão e o resultado é positivo. Sagaz, irônico e charmoso, o Lex Luthor de Supergirl teve uma boa estreia, que só não foi ainda mais incrível porque dividiu espaço com as outras tramas do seriado.

[Cuidado com spoilers a partir daqui]

O episódio começa com um flashback de quatro anos atrás, em Metropolis, quando Lex tentou fazer a Terra ser iluminada por um Sol vermelho para derrotar o Superman. Lena Luthor está sequestrada pelo irmão e assiste ao seus atos apavorada. Já nesta primeira cena, Cryer mostra como pretende desenvolver o vilão. Convicto, charmoso e assustador, ele oscila entre momentos tranquilos e explosões de raiva que não parecem nem um pouco caricatas e funcionam muito bem.

A série retorna ao presente e mostra que Lex está quase morrendo por conta de um câncer. Ele contraiu a doença ao ser exposto excessivamente à kriptonita e Lena ressalta a ironia disso: ele queria tanto matar o Superman, que acabou com uma doença mortal. Mas o motivo de seu retorno ao seriado é que a irmã precisa de sua ajuda para terminar o “soro poderoso”, substância que dará aos humanos fator de cura e a possibilidade de se defender dos alienígenas que não chegam à Terra em paz.

Ao estabelecer isso, o episódio dá uma virada ao personagem, mostrando-o vulnerável e criando uma ligação emocional entre ele e a irmã Lena. Os dois trabalham juntos no soro e a urgência aumenta após James Olsen, ex-namorado de Lena, ser atingido por um tiro e estar à beira da morte. Agora, além da pesquisa em si, a personagem quer a substância para salvar Jimmy a qualquer custo. O trabalho em conjunto faz Lex dizer que tem orgulho da irmã, enquanto ela o olha com admiração.

Lex e Lena juntos: ligação entre irmãos

Supergirl/CW/Divulgação

Estas cenas fazem um paralelo interessante sobre as diferenças entre os irmãos: Lex e Lena são filhos do mesmo pai, mas possuem mães diferentes. Lillian Luthor (interpretada na série por Brenda Strong) criou os dois com extrema disciplina e causou traumas em ambos, mas Lex diz que conheceu a mãe biológica de Lena e que ela tem uma origem pautada no amor, diferente de todo o resto da família. A fragilidade mostrada por Cryer nestas sequências é interessante, porque é tudo o que os fãs não esperam do grande Lex Luthor. Ele tosse, sente dores e mostra no semblante que está com medo de morrer.

Mas é claro que o vilão tem uma carta na manga: Lex armou o tiro em James Olsen e fez Lena acelerar a pesquisa para ele próprio conseguir a cura. Toda a fragilidade que o personagem mostra no meio do episódio acaba e ele se levanta triunfante e saudável. Lena também descobre que Eve Teschmacher (Andrea Brooks), sua assistente, era leal a Lex o tempo todo e ajudou seu irmão a conseguir o que queria.

Mas o grande momento é, sem dúvidas, o final do capítulo. Lex mata agentes policiais ao som de música clássica e mostra o quanto está se divertindo ao ter forças de novo. Ele ri, é irônico ao ver os inimigos mortos à sua frente e o que mais chama a atenção é a postura imponente de Jon Cryer. Para quem está acostumado a ver o ator com o tímido Alan Harper, o que ele entrega aqui é um vilão orgulhoso e inteligente, que tem de tudo para dar trabalho para a Supergirl. O episódio, aliás, termina com os dois frente a frente e abre muitas possibilidades para o futuro.

Desde a saída da vilã Reign (Odette Annable), Supergirl não tem um antagonista tão interessante e perigoso. A série mudou de foco ao apostar em Liberty/Ben Lockwood (Sam Witwer), um vilão humano que usa o ódio dos humanos contra os alienígenas como sua principal arma, mas tem muito a ganhar com a chegada de Lex: um personagem também humano, porém mais inteligente e com muitos mais recursos do que Lockwood. O futuro dessa disputa é promissor.