A quarta temporada de Arrow representa, de acordo com seus roteiristas, um renascimento para a série e todo o universo televisivo que originou. A promessa para este novo ano é de que veríamos um programa mais leve e divertido para quebrar o clima sombrio e tenso da temporada anterior.
Se morte foi o grande tema do terceiro ano, o renascimento de Oliver Queen (Stephen Amell) - e da própria série - é um dos temas mais importantes do quarto ano. Os quatro episódios que já foram ao ar mostram uma série renovada e inspirada no clássico O Espírito da Flecha, arco publicado pela DC entre 2001 e 2002.
Diversos elementos de O Espírito da Flecha já apareceram nesta temporada, como por exemplo o retorno de Sara Lance (Caity Lotz). Nos quadrinhos, Parallax (Hal Jordan) traz Oliver Queen de volta à vida depois dos acontecimentos de A Noite Final, saga do Universo DC que culminou na morte de Queen. O Arqueiro Verde retorna sem memória e é acolhido por um velhinho inofensivo.
Mais tarde, descobrimos que este velho é, na verdade, um satanista que pretende encarnar um demônio no corpo de Oliver, que ao voltar dos mortos está sem sua alma e memória, podendo ser uma espécie de hospedeiro. A questão da memória é bem explorada neste arco com Roy Harper (Colton Haynes) e Canário Negro (Katie Cassidy) servindo de elementos-chave para Queen retomar suas lembranças. Em O Espírito da Flecha, o verdadeiro Oliver Queen não quer voltar ao seu corpo e prefere permanecer no Paraíso.
É esta a inspiração para a trama sobrenatural da quarta temporada com Damien Darhk (Neal McDonough) e Sara Lance. Inclusive, Constantine (Matt Ryan) aparecerá na série para trazer a alma de Sara de volta ao próprio corpo, que no momento está assombrado por outros espíritos.
Embora Arrow tenha começado com uma pegada bem realista, sem poderes ou elementos fantásticos, esta temporada representa a entrada em novos territórios com poderes sobrenaturais e ocultismo. O Espírito da Flecha sintetiza exatamente a introdução de elementos místicos no universo do Arqueiro Verde, por isso a inspiração. Outra referência interessante é Mia Dearden, a Speedy, também introduzida neste arco. Em Arrow, Oliver ajuda a irmã a encarar a nova vida como a vigilante Speedy. Referências e mais referências, meus caros.
Lanterna Verde
Enquanto muita gente acreditava que a ida de Oliver Queen, nos flashbacks, a Coast City marcaria a aparição do Lanterna Verde Hal Jordan, os roteiristas já disseram que ele não aparecerá em Arrow. Entretanto, as referências, que começaram lá na primeira temporada com outdoors da Ferris Air em Starling City, não param. No início da quarta temporada um agente de Amanda Waller (Cynthia Addai-Robinson) apareceu com o distintivo escrito Jordan e no quarto episódio, "Beyond Redemption", o roteiro cita Neal Adams, quadrinista clássico das histórias do Arqueiro Verde e responsável pela saga conjunta dos dois herois nos anos 1970.
A introdução de novos elementos no universo Arrow tem sido promissora e interessante. Nos resta esperar para ver como o assunto irá se desenvolver na série e em The Flash e Legends of Tomorrow.