Filmes

Notícia

Argo vence o DGA Awards

Ben Affleck foi premiado como o melhor diretor do ano

03.02.2013, às 11H21.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H25

DGA, Sindicato dos Diretores dos EUA, deu na noite de ontem o prêmio de melhor diretor do ano para Ben Affleck, de Argo. O DGA Awards é um dos mais importantes termômetros de sua categoria.

Nos últimos nove anos, todos os vencedores do prêmio venceram também o Oscar - este ano, será impossível isto acontecer, já que Affleck sequer foi indicado à categoria de Melhor Diretor. Ainda assim, o longa agora desponta como favorito ao Oscar de Melhor Filme, já que levou praticamente todos os outros prêmios mais importantes da indústria, como o PGA, SAG e o Globo de Ouro.

A origem do filme é um artigo de 2007 da revista Wired, "How the CIA Used a Fake Sci-Fi Flick to Rescue American from Tehran", de autoria de Joshuah Berman. O texto relembra uma história ocorrida em 1979, quando a CIA, com a ajuda de Hollywood, inventou que uma equipe de filmagem procurava locações para um filme em Teerã, chamado Argo, para conseguir evacuar seis diplomatas dos EUA da capital do Irã, na chamada crise dos reféns de 79.

Nas categorias de TV, o DGA premiou Lena Dunham, por Girls, e Jay Roach, por Game Change.