Divulgação

Séries e TV

Lista

7 animes longos e quanto tempo leva para maratoná-los

Dicas para quem quer ver produções em andamento há muito tempo

24.04.2020, às 11H49.

Em um mundo com tanto anime para assistir, o otaku moderno tem optado por animações curtas que não ocupam tanto o tempo para serem terminadas. Mas focar apenas em séries pequenas pode fazer a pessoa perder algumas produções muito boas e com um desenvolvimento de personagens mais lento, mas não menos eficiente.

Pensando nisso, fizemos algo para os amantes de maratona: separamos sete grandes animes, não só na qualidade como também no tamanho de suas temporadas, e ainda calculamos mais ou menos quanto tempo você levaria para ver cada um deles (desconsiderando supérfluos como horas de sono ou trabalho). E o melhor: todos eles estão disponíveis oficialmente no Brasil.

One Piece (920+ episódios, Crunchyroll)

Divulgação

Já começamos a lista com o campeão de longevidade entre os animes shonen da atual geração. Esqueça até mesmo Dragon Ball: nenhum outro shonen chegou tão longe quanto One Piece. A série conta com mais de 920 episódios até o momento, e está longe de terminar a julgar pela empolgação de Eiichiro Oda com seu mangá.

One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, o rapaz com o sonho de ser o Rei dos Piratas. Seu diferencial? Ele ingeriu um fruto mágico que fez seu corpo se transformar em borracha, mas agora ele perdeu a capacidade de nadar. Com o passar dos episódios vamos acompanhando como ele recruta novos companheiros de bando e enfrenta adversários cada vez mais poderosos.

Um episódio de One Piece tem cerca de 24 minutos de duração mas, se excluirmos abertura e cenas do capítulo anterior, chegamos a aproximadamente 20 minutos de anime. Fazendo as contas, levaria 13 dias inteiros para uma pessoa ir da primeira luta do Luffy até as tretas mais recentes no país de Wano.

Claro, o tempo diminui se você optar por pular os episódios fillers, aqueles com histórias criadas exclusivamente para o anime, mas ainda assim pode levar um tempo para terminar tudo. Faça uma divisão por temporadas e siga aos poucos, uma hora você termina!

Naruto e Naruto Shippuden (220+500 episódios, Crunchyroll e Netflix)

Divulgação

Embora One Piece seja o grande sucesso dos animes e mangás no Japão, a série com status de fenômeno no ocidente é Naruto. Ele foi responsável por apresentar os ninjas japoneses para muitos e ainda encantou o pessoal com lutas em que era bem comum "invocar" um toco de madeira para escapar de golpes.

Naruto é um órfão desprezado por todos na Vila da Folha, afinal ele está envolvido de alguma forma com um monstro que quase destruiu tudo no passado. Mas Naruto quer provar seu valor e sonha em ser o grande ninja do local, ao lado de seus amigos Sasuke e Sakura. No meio disso tudo espere traições, uma guerra ninja e... alguns episódios com nenhum acontecimento relevante.

Naruto está dividido em duas séries diferentes: a primeira com 220 episódios conta a história do ninja em sua infância, enquanto Naruto Shippuden (500 episódios) já mostra todo mundo crescido e enfrentando problemas ainda mais sérios. Assistir a todos os episódios de Naruto levaria 10 dias inteiros, mas o número pode cair para "apenas" 6 dias se você decidir pular todos os trocentos fillers criados pelo Studio Pierrot para enrolar a exibição.

Gintama (367 episódios, Crunchyroll)

Divulgação

Por mais que Gintama seja um shonen como as demais desta lista, ele se destaca por ser uma série de humor escrachado. A ideia do autor é brincar com o maior número possível de clichês e animes, e é bem comum encontrar referências a séries como Dragon Ball ou Os Cavaleiros do Zodíaco no meio de algumas histórias bem absurdas.

Gintama é ambientado na época feudal do Japão, mas em uma realidade na qual alienígenas dominaram tudo e apresentaram tecnologias ao humanos. O protagonista Gintoki mantém uma empresa cujo objetivo é realizar qualquer tarefa em troca de dinheiro, não importando a complexidade. Ele topa tudo por dinheiro MESMO!

O anime tem uma estrutura mais episódica, então não é necessário assistir a todos os episódios para entender totalmente a história. Mesmo assim, os mais heróicos podem levar o equivalente a 5 dias inteiros para assistir a todos os episódios disponíveis do anime.

Fairy Tail (328 episódios, Crunchyroll)

Divulgação

Quando pensamos em séries de ação logo vem à cabeça a Shonen Jump, mas outras editoras conseguiram títulos de bastante sucesso. Fairy Tail foi criada por Hiro Mashima e conquistou o público com seu traço mais leve e cenas de ação divertidas. Algo bem parecido com sua série anterior, Rave Master (ou Groove Adventure Rave no Japão).

No anime de Fairy Tail vemos as aventuras da feiticeira Lucy a partir do momento em que ela consegue entrar na guilda mais famosa do mundo (a com o nome da série), e lá passa a viver aventuras com Natsu, Erza e e Gray, cada um com poderes diferentes.

Por ser uma série sem muitas pretensões, o grande objetivo de Fairy Tail é distrair quem estiver assistindo, e essa função é cumprida com êxito. Tendo 328 episódios, uma pessoa sem dormir conseguiria ver tudo em quatro dias e meio. Se pular episódios fillers, um pouco menos.

InuYasha (167 episódios, Prime Vídeo)

Divulgação

Boa parte dos animes desta lista são mais recentes, ou pelo menos desta última década, mas InuYasha é um caso que merece uma atenção (e está completo em um serviço de streaming no Brasil). A autora Rumiko Takahashi é especialista em comédias românticas como Ranma 1/2, mas em InuYasha ela tentou fazer uma série de ação e aventura muito interessante (talvez um pouco longa demais).

Kagome Higurashi é uma colegial japonesa que acidentalmente cai em um poço e é transportada para o Japão Feudal. Lá ela desperta InuYasha, um ser metade homem e metade youkai (monstro das lendas japonesas). Juntos eles precisam recuperar todos os pedaços da Joia de Quatro Almas e impedir que o item mágico caia nas mãos do vilão Narak.

Leva um pouco mais de dois dias inteiros para concluir as aventuras de Kagome e InuYasha, mas o número pode ser menor se optar por pular os fillers. Se pular os "fillers oficiais", como o arco do Monte Hakurei, o tempo pode ser ainda menor. Porém fica o alerta: o anime não traz o final da série, que foi lançado tempos depois em uma temporada extra no Japão. Infelizmente, esse final nunca veio para o Brasil.

Hunter x Hunter 2011 (148 episódios, Crunchyroll)

Divulgação

Após o sucesso conquistado com Yu Yu Hakusho, o autor Yoshihiro Togashi conseguiu emplacar uma série ainda melhor: Hunter x Hunter não só é um sucesso de vendas no Japão como também rendeu dois animes diferentes. O sugerido aqui é a versão feita em 2011, que contempla toda a série até o volume 32 do mangá.

No mundo de Hunter x Hunter, a profissão de Hunter é uma das mais desejadas por todos, mas só é possível exercê-la se passar por um rigoroso exame. Gon decide participar da prova para poder encontrar seu pai, considerado um dos maiores hunters do mundo.

É necessário pouco mais de dois dias inteiros para ver Hunter x Hunter em sua totalidade, mas as sagas são tão diferentes entre si que facilita o processo para quem se aventurar. O anime tem um final fechado, mas a história continua no mangá com uma publicação bem irregular. Venha você também sofrer com os eternos hiatos de Hunter x Hunter!

Jojo's Bizarre Adventure (176 episódios, Crunchyroll)

Divulgação

Clássico dos anos 80, Jojo's Bizarre Adventure conquistou um exército de novos fãs com este novo anime de 2012 produzido pela David Production. O estilo "cafona" da história caiu como uma luva para o estilo de animação proposto, então o negócio virou meme e segue adaptando as desventuras da linhagem de Jojo's.

Cada temporada de Jojo's Bizarre Adventure conta com um protagonista diferente, épocas distintas e cenários próprios, mas todos estão relacionados de alguma forma à briga entre os jovens Jojo e Dio Brando da primeira fase. Aguarde muita luta, muito homem musculoso e cenas de ação com muito poder.

Se você pular abertura, encerramento e recapitulação do episódio anterior, leva dois dias e meio para se ver Jojo's Bizarre Adventure em sua totalidade, mas vamos ser sinceros: as músicas são tão legais que vale até a pena ficar vendo a abertura toda vez.