Prime Video/Divulgação

Créditos da imagem: Prime Video/Divulgação

Prime Video

Entrevista

Manhãs de Setembro subverte estereótipos e dá esperança à comunidade trans

Nova produção nacional de Prime Video tem influências em Fleabag e Marvelous Mrs. Maisel

Omelete
3 min de leitura
24.06.2021, às 19H01.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H47

Das duas, uma: sempre que um filme ou uma série se propõe a navegar pelo universo transsexual através de uma personagem, ou seu foco é no “desabrochar de uma nova identidade de gênero”, ou a narrativa é o registro de uma figura excluída, à margem da sociedade. Manhãs de Setembro, nova produção original da Amazon Prime Video, que estreia nesta sexta-feira (25), tem como plano principal a vida de uma mulher trans, mas sem passar por transições ou falta de acolhimento. 

A única “vida dupla” que acompanhamos da protagonista Cassandra é a jornada diária de motogirl durante o dia, e cantora de bar nas noites paulistanas pela noite —  ofício que cumpre com maestria e com ajuda das melodias de Vanusa, sua musa maior, e cuja canção “manhãs de setembro” nomeia a série —. E pasme, estamos diante de uma mulher trans vivendo no auge: recém-chegada ao seu primeiro apartamento alugado, ela tem um namorado que a ama, Ivaldo (Thomás Aquino), além de uma rede de proteção formada por amigos fieis.

Para a cantora e atriz Liniker, que encara sua primeira protagonista, foi a possibilidade de criar um imaginário real através de Cassandra que despertou a vontade de embarcar no projeto ambicioso. “Poder compôr uma figura a partir de um ponto de vista regado de afeto e de proteção foi uma das coisas que mais me emocionou quando li o roteiro", contou em coletiva. "Ela tem relações humanas e sociais, fora do lugar 'engavetado' ou 'encaixotado' que muitas narrativas e olhares cinematográficos oferecem para mulheres pretas e trans”. 

Prime Video/Divulgação
Prime Video/Divulgação

E nada parece quebrar o seu espírito da nossa leading lady, nem mesmo a visita surpresa de Leide (Karine Teles), com quem Cassandra se relacionou no passado, acompanhada de Gersinho (Gustavo Coelho), que diz ser filho da protagonista. A produção, essencialmente, quer amplificar as diferentes vozes e experiências de um Brasil tão vasto. “É algo muito complicado, já que estamos falando essencialmente de história humanas”, contou Malu Miranda, Head de Conteúdo Original para o Brasil do Amazon Studios.

Entretanto, é na própria Cassandra que a líder de originais enxerga uma história de fácil identificação e o chamariz para um grande público. Ela é uma mulher complexa, mas livre e independente. É só mais uma pessoa querendo viver sua vida de forma autêntica e desimpedida”, diz, associando Cassandra com Fleabag, personagem-título da série britânica, e Miriam Maisel, de Marvelous Mrs. Maisel, rostos oficias de títulos premiados da empresa.

Prime Video/Divulgação
Prime Video/Divulgação

Claro que a tarefa não está somente em cima dos talentos envolvidos, como também para o Prime Video, que estreia a série simultaneamente em outros 140 países. Muito visada pela divisão nacional, Manhãs de Setembro foi destaque até mesmo em uma das edições de maio da Entertainment Weekly, o principal tabloide americano de cobertura de entretenimento. E assim como Transparent, criação de Joey Soloway, e tida como o verdadeiro divisor de águas para os estúdios do streaming, a criação de Josefina Trotta, e escrita ao lado de Alice Marcone e Marcelo Montenegro, quer mais é amplificar a experiência humana.

Poder viver uma personagem travesti que tem uma casa já significa muito, vocês não têm ideia”, conclui Liniker, que vê em Cassandra a possibilidade de uma nova representação para todo um grupo. Além de esperança, muita esperança.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.