Amazon Prime Video

Crítica

Truth Seekers

Nova série de Simon Pegg e Nick Frost aposta mais no clima de Doctor Who do que no humor ácido tradicional da dupla

Julia Sabbaga
30.10.2020
13h48
Atualizada em
05.11.2020
14h39
Atualizada em 05.11.2020 às 14h39

Uma dica, logo de cara, para quem é fã de Simon Pegg e Nick Frost e pretende maratonar Truth Seekers, a nova série dos dois na Amazon Prime Video: não espere o humor tradicional da dupla. Uma vez que os episódios avançam e estabelecem as regras de seu universo, a produção se mostra muito mais próxima ao tom de Doctor Who e todas as suas aventuras doces, do que à comédia ácida da Trilogia Cornetto. Mesmo assim, quando pega no tranco, o clima old-school do seriadose mostra carismático e cativante, justificando sua jornada, por mais inconstante que seja. 

Investindo no tom quase procedural, Truth Seekers acompanha o dia a dia de Gus (Frost), um instalador de TV a cabo mais interessado em eventos paranormais do que em seu trabalho cotidiano. Pelas ordens de Dave (Pegg), o veterano da empresa de telefonia precisa treinar o novato Elton (Samson Kayo), um garoto amedrontado e nada preparado para sua nova aliança. Com o tempo, Gus e Elton passam a formar uma equipe de caçadores do paranormal, composta também por Malcolm McDowell, Emma D’Arcy e Susan Wokoma.

Truth Seekers poderia lembrar os projetos de Pegg e Frost realizados sem a ajuda da maestria técnica de Edgar Wright - e o faz de certo modo, retomando personagens geeks que os dois interpretaram em Paul: O Alien Fugitivo, ou a atmosfera bizarra de Escola da Morte. Essa familiaridade se desfaz, porém, quando Truth Seekers afasta Pegg e Frost. Aqui, a dupla principal é formada por Frost e Kayo, e para o bem da série, a química dos dois funciona muito bem. 

Passeando por assombrações e eventos fantasmagóricos, a produção procura levar as cenas de medo a sério, e obtém sucesso de vez em quando. Mas em seus cinco primeiros episódios o que sustenta Truth Seekers é o humor, que apesar de inconsistente, quando acerta, o faz muito bem. Nessa área, Frost e Pegg não decepcionam, mas quem rouba a cena é McDowell, no inesperado papel de alívio cômico. 

Entre aventuras que envolvem a 2ª Guerra e hotéis mal-assombrados, Truth Seekers não demora a relembrar Doctor Who, inclusive fazendo referências diretas muito bem-vindas, mas, assim como a série da BBC, ela também se refina quando tem um vilão interessante. É precisamente na reta final, quando o antagonista Peter Toynbee (interpretado perfeitamente com um jeito fanfarrão por Julian Barratt) se estabelece como alvo e grande inimigo, que Truth Seekers encontra seu melhor passo. 

Ainda mais, a semelhança com Doctor Who chama atenção porque Truth Seekers tem boas intenções, e constrói muito bem seus elementos afetivos, discutindo traumas e questões mentais com naturalidade e sem nenhuma apelação. Mas é somente em seu fim que a série pega no tranco e se aperfeiçoa propriamente, tanto em seus personagens, quanto na formação da equipe como um todo. Os últimos três episódios são os melhores da temporada, com um passo mais rápido e conspirações mais interessantes, com ligações entre si.

Talvez esteja aí, no entanto, a maior dificuldade da série. Ao contrário do que se espera hoje em dia de produções de streaming, Truth Seekers não é exatamente maratonável, e se torna apenas viciante quando se aproxima do fim. Com seus baixos e altos, é possível visualizar um cenário em que a sérienão seja renovada, particularmente por sua dificuldade de engajamento. De qualquer forma, a produção do Prime Video tem graça e potencial para seguir em frente, até porque a primeira temporada termina com um gancho intrigante para o futuro. 

Assista no Prime Video
Truth Seekers
Em andamento (2020- )
Truth Seekers
Em andamento (2020- )

Criado por: Nick Frost, Simon Pegg, Nat Saunders e James Serafinowicz

Duração: 1 temporada

Nota do Crítico
Ótimo

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.