A compra dos direitos criativos da franquia 007 pela Amazon não se deu de forma tão passiva. Segundo longo artigo publicado pela The Hollywood Reporter, os meio-irmãos Barbara Broccoli e Michael G. Wilson, ex-produtores e antigos detentores dos direitos de James Bond, criticaram de forma dura os executivos da empresa liderada por Jeff Bezos.
- [Artigo] 007 está sob controle da Amazon, e o futuro de James Bond é ser uma nova Marvel
- 007 | Timothy Dalton lamenta Amazon assumir controle criativo da saga
- 007 | Christopher Nolan seria a principal escolha da Amazon para comandar filme
O artigo cita uma reportagem publicada pelo jornal The Wall Street Journal que acusa Barbara de chamar os executivos da Amazon de "malditos idiotas". A frase teria chegado ao conhecimento de Bezos, que deu a ordem para que sua equipe "se livrasse de Barbara a qualquer custo" - desta forma, a empresa teria pago US$ 1 bilhão para tomar posse dos direitos da franquia.
A reviravolta na saga começou quando a Amazon comprou a MGM, que tinha os direitos de distribuição de Bond, mas o controle continuava com a Eon Productions, produtora chefiada por Broccoli e Wilson. Agora Amazon e eles criaram uma parceria, onde a Amazon tem o controle criativo total.
"Desde sua introdução nos cinemas há mais de 60 anos, James Bond se tornou um dos personagens mais icônicos do entretenimento filmado", disse Mike Hopkins, chefe do Prime Video e da Amazon MGM Studios. "Nós somos gratos ao saudoso Albert R. Broccoli e a Harry Saltzman por trazer James Bond aos cinemas de todo o mundo, e a Michael G. Wilson e Barbara Broccoli por sua inabalável dedicação em seus papeis de continuar o legado de uma franquia tão adorada por legiões pelo mundo. Nós estamos honrados em continuar esse legado de ouro, e estamos ansiosos para adentrar a nova fase do lendário 007 para novos públicos pelo mundo", continuou o executivo.
Em dezembro do ano passado, o Wall Street Journal reportou que o novo filme da saga James Bond teve seu desenvolvimento interrompido. A Amazon quer repensar a franquia para expandir os produtos, promovendo uma "marvelização" de 007. Ainda segundo o jornal, a produtora Barbara Broccoli chamou a empresa de "idiot** de mer**". Por ora, não há confirmação oficial sobre a informação.
Ainda não há qualquer previsão para o lançamento do novo 007. Enquanto isso, os filmes anteriores da saga estão disponíveis para streaming no Prime Video. O último longa da franquia foi 007: Sem Tempo para Morrer, de 2021, que marcou a despedida de Daniel Craig do papel de James Bond.