Divulgação

Walter Salles: Todos os filmes e onde assistir

Por Caio Coletti

Walter Salles é um dos nomes mais importantes do cinema nacional - e isso já era verdade antes mesmo de Ainda Estou Aqui começar a colecionar elogios e burburinho de Oscar nos festivais pelo mundo. Aproveitando a oportunidade, indicamos onde encontrar a filmografia do cineasta.

Divulgação

A Grande Arte (1991)

A estreia de Salles na direção veio nessa coprodução Brasil/EUA, inspirada no thriller policial de Rubem Fonseca sobre um fotógrafo gringo que mergulha no submundo carioca atrás do assassino de sua amiga e namorada. Disponível somente em mídia física.

Divulgação

Terra Estrangeira (1995)

Começo da parceria de Salles com a co-diretora Daniela Thomas, este belo drama de imigração ambientado na era Collor mostra um português se envolvendo com uma trama complexa - e com uma brasileira vivida por Fernanda Torres - ao aceitar levar um pacote para Portugal. Disponível para streaming na Netflix e Globoplay.

Divulgação

Central do Brasil (1998)

Até hoje o filme mais conhecido do cineasta, indicado a 2 Oscar, Central acompanha Dora (Fernanda Montenegro), que viaja com o jovem órfão Josué (Vinícius de Oliveira) para buscar o pai que ele nunca conheceu. Disponível para streaming na Netflix e Globoplay.

Divulgação

O Primeiro Dia (1998)

Realizado como parte de uma série de filmes comissionados pela emissora francesa Art, esta segunda colaboração de Salles e Thomas mostra uma professora (Torres) e um prisioneiro em fuga (Luiz Carlos Vasconcelos) colidindo no reveillon de 2000 no Rio de Janeiro. Disponível somente em mídia física.

Divulgação

Abril Despedaçado (2001)

Neste épico ambientado no sertão nordestino em 1910, Tonho (Rodrigo Santoro) é encarregado pelo pai de vingar a morte do seu irmão mais velho, pelas mãos de uma família rival - mas ele começa a questionar o ciclo de violência entre os dois clãs. Disponível somente em mídia física.

Divulgação

Diários de Motocicleta (2004)

Salles embarcou em sua primeira produção multinacional para contar a história de Che Guevara (Gael García Bernal), futuro revolucionário comunista, durante a viagem de motocicleta pela América Latina que formou seus ideais na juventude. Disponível somente em mídia física.

Divulgação

Água Negra (2005)

Em uma decisão pra lá de curiosa, Salles fez a viagem para Hollywood a fim de… refazer um terror japonês do mestre Hideo Nakata (O Chamado), com a estrela Jennifer Connelly na pele de uma mãe solteira vivendo em um apartamento mal-assombrado. Disponível somente em mídia física.

Divulgação

Linha de Passe (2008)

Rendendo a Sandra Corveloni o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, Linha de Passe reúne a dupla Salles e Thomas para contar a história de uma mãe solteira e seus quatro filhos muito diferentes nas periferias de São Paulo. Disponível para aluguel e compra no Prime Video e Apple TV+.

Divulgação

Na Estrada (2012)

Adaptando o clássico de Jack Kerouac para os cinemas, Salles dirigiu astros de Hollywood como Garrett Hedlund e Kristen Stewart nessa história de um escritor que encontra mais do que esperava em sua viagem pelo interior dos EUA. Disponível para streaming na Max e Telecine.

Divulgação

Ainda Estou Aqui (2024)

Resgatando o livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre o desaparecimento de seu pai durante a ditadura militar, Salles se reúne com Fernanda Torres para este drama político que pode colocá-lo de volta no Oscar. Em cartaz nos cinemas.

Divulgação

Saiba tudo sobre filmes aqui!

Divulgação