Divulgação

Os melhores filmes desastre dos anos 1990

Por Caio Coletti

Twisters está chegando nos cinemas para minar um tipo muito específico de nostalgia - a dos millennials que acompanharam a segunda era de ouro dos filmes desastre de Hollywood, nos anos 1990. E você, também ficou com saudades? O Omelete te ajuda na maratona com uma seleção dos melhores.

Divulgação

Twister (no Telecine)

Começando, é claro, pelo clássico de 1996 que gerou a continuação. Aqui, acompanhamos um casal de caçadores de tempestade (Helen Hunt e Bill Paxton) à beira do divórcio tendo sua relação testada por uma temporada de furacões mais violenta do que o normal.

Divulgação

Armageddon (no Disney+)

Não dava pra fazer essa lista sem citar o filme de Michael Bay, que mostra um grupo de astronautas (Ben Affleck, Bruce Willis, e cia) tentando impedir que um meteoro atinja a Terra. Pode soltar o Aerosmith, DJ!

Divulgação

Impacto Profundo (para aluguel e compra)

Por outro lado, a diretora Mimi Leder juntou astros como Elijah Wood e Morgan Freeman para fazer, no mesmíssimo ano de 1998, um filme de meteoro que, honestamente, é ainda melhor que o de Bay. Vale a pena rever!

Divulgação

Volcano: A Fúria (no Disney+)

Tommy Lee Jones e Anne Heche vs. um vulcão que entra em erupção no meio das ruas de Los Angeles! Este clássico das tardes da TV aberta brasileira segue a risca a cartilha do filme desastre noventista - e nós amamos isso.

Divulgação

O Inferno de Dante (para aluguel e compra)

Pierce Brosnan e Linda Hamilton tentam convencer os cidadãos incautos de um vilarejo no interior dos EUA que o vulcão supostamente adormecido perto de suas casas é realmente perigoso - e sim, este filme saiu no mesmo ano de 1997 que produziu Volcano.

Divulgação

Independence Day (no Disney+)

Não podia faltar Roland Emmerich, o mago da destruição, nessa lista! Anos antes de O Dia Depois de Amanhã e 2012, ele provou o seu gosto pelo desastre com este épico de humanos vs. alienígenas que ficou marcado na cultura pop.

Divulgação

Daylight (no Telecine)

Até Sly entrou na moda dos filmes desastre nos anos 1990!  Daylight mostra um túnel desabando na travessia entre Nova York e Nova Jersey - o momento perfeito para o ex-paramédico Stallone tentar salvar o dia.

Divulgação

Epidemia (para aluguel e compra)

Durante a pandemia da covid-19, muita gente relembrou e reassistiu este bom filme de 1995, em que Dustin Hoffman e Rene Russo (e Morgan Freeman, e Cuba Gooding Jr., e Kevin Spacey, e Donald Sutherland, e Patrick Dempsey) lutam contra um vírus mortal.

Divulgação

Tempestade (mídia física)

Morgan Freeman (de novo!) e Christian Slater precisam resolver um crime no meio de uma das enchentes mais absurdas da história da pequena cidade de Huntingburg (EUA) neste filme-B charmoso de 1998.

Divulgação

saiba tudo sobre filmes no omelete!

Divulgação