Não tem jeito: a grande onda do terror independente da atualidade é fazer filmes que reimaginam histórias infantis clássicas como tramas sangrentas de assassinato. O Omelete, é claro, está por dentro do subgênero - e traz um ranking completo a seguir.
Divulgação
6. URSINHO POOH: SANGUE E MEL
Pois é, o filme que começou essa onda é também o que menos gostamos. Além da produção classe-Z e das cenas de morte anti-climáticas, o longa ainda tem uma subtrama com tons misóginos inesperada - e mais arrepiante do que qualquer outra coisa nele.
Adição mais recente ao subgênero, essa produção baratíssima com um Mickey Mouse assassino tenta emular os slashes piadistas dos anos 1990, mas erra feio nas referências - e decepciona também no banho de sangue.
A diretora Louise Warren, de A Maldição de Cinderela, tem um gosto pelo macabro - e usa bem o seu orçamento limitado para criar efeitos práticos impressionantes, especialmente no visual da Fada Madrinha. Uma boa surpresa.
O pulo de qualidade técnica entre o primeiro e o segundo filmes da franquia é óbvio - e, conforme o “Poohniverse” vai se formando com um Power Rangers da trasheira, a saga do personagem vai se tornando mais abertamente satírica, e menos séria.
O segundo filme de terror do Mickey é bem melhor que o primeiro - o que não é dizer muito, eu sei, mas juro que esse terror escrachado é bem eficiente, cheio de piadinhas com a Disney e galões de sangue. Precisa de mais?
De longe o melhor filme do subgênero até agora, essa paródia sangrenta de O Grinch tem bom humor afiado, usa a capenguice dos valores de produção a seu favor, e ainda conta com David Howard Thornton (ele mesmo, o Art de Terrifier) arrasando como o assassino.
O Poohniverse continua a todo vapor com essa reimaginação da história do menino que não quer crescer. Desta vez, Pan é o vilão do qual Wendy quer resgatar seu irmão mais novo - e o Pó de Fada, como vocês podem imaginar, vai ser cocaína. Já foi exibido nos EUA, segue sem data de estreia no Brasil.
Divulgação
BAMBI: THE RECKONING
Precisa se esforçar muito para transformar Bambi em uma história de terror? Também parte do Poohniverse, este filme vai mostrar o jovem cervo em busca de vingança pela morte de sua mãe. Estreia em julho de 2025 nos EUA, ainda sem previsão no Brasil.
Divulgação
PINOCCHIO: UNSTRUNG
Rhys Frake-Waterfield, diretor de Sangue e Mel, retorna para a franquia a fim de reimaginar a história do menino de madeira. E, dessa vez, ele tem o ícone do horror Robert Englund (o eterno Freddy Krueger!) no elenco. Estreia em 23 de outubro no Brasil.
Divulgação
POONHIVERSE: MONSTERS ASSEMBLE
No melhor estilo MCU, o Poohniverse vai culminar em sua versão capenga dos Vingadores, com Ursinho Pooh, Peter Pan, Bambi e Pinóquio se unindo para aterrorizar os humanos - os da trama e os da plateia, provavelmente. Estreia em 2025 nos EUA.
Divulgação
ursinho pooh: sangue e mel 3
Embora oficializado pela equipe do Poohniverse, ainda não sabemos se o terceiro filme do Ursinho vai sair antes ou depois dos "Vingadores do terror". Resta esperar!