omelete

MULHERES QUE ESTÃO FAZENDO HISTÓRIA NO OSCAR 2022

APÓS ANOS AMPLIANDO A REPRESENTAÇÃO FEMININA, O OSCAR 2022 REGISTROU UMA MARCA NEGATIVA: MULHERES FORAM APENAS 28% DOS INDICADOS, A PORCENTAGEM MAIS BAIXA EM TRÊS ANOS.

OS NÚMEROS DEIXAM A DESEJAR, MAS ENTRE AS INDICADAS HÁ VÁRIAS PROFISSIONAIS QUE CONQUISTARAM (OU PODEM CONQUISTAR) MARCAS HISTÓRICAS. CONFIRA A SEGUIR:

POR BEATRIZ AMENDOLA

JANE CAMPION

A DIRETORA DE ATAQUE DOS CÃES É, ACREDITE OU NÃO, A PRIMEIRA MULHER A SER INDICADA DUAS VEZES AO PRÊMIO DE MELHOR DIREÇÃO. SUA INDICAÇÃO ANTERIOR FOI POR O PIANO, EM 1994.

ARI WEGNER

A DIRETORA DE FOTOGRAFIA TEM SIDO ELOGIADA POR SEU TRABALHO EM ATAQUE DOS CÃES E PODE SER A PRIMEIRA MULHER A VENCER NA CATEGORIA – EM 94 EDIÇÕES DE OSCAR.

GERMAINE FRANCO

A COMPOSITORA DE ENCANTO É A PRIMEIRA MULHER LATINA A SER INDICADA NA CATEGORIA DE TRILHA SONORA ORIGINAL – E, AINDA MAIS CHOCANTE, É A PRIMEIRA MULHER A FAZER A TRILHA DE UMA ANIMAÇÃO DA DISNEY!

MAGGIE GYLLENHAAL

A ATRIZ ESTREOU COMO ROTEIRISTA E DIRETORA DO ELOGIADÍSSIMO A FILHA PERDIDA E CONCORRE EM MELHOR ROTEIRO ADAPTADO. UMA MULHER NÃO VENCE NA CATEGORIA DESDE 2006.

SIAN HEDER

DIRETORA E ROTEIRISTA DE NO RITMO DO CORAÇÃO, ELA TAMBÉM CONCORRE EM MELHOR ROTEIRO ADAPTADO – CASO, TAMBÉM, DE JANE CAMPION. OS FILMES DE AMBAS CONCORREM AINDA NA CATEGORIA PRINCIPAL. ma

STACEY MORRIS E CARLA FARMER

A DUPLA CONCORRE EM CABELO E MAQUIAGEM POR PRÍNCIPE EM NY 2. SE GANHAREM, SERÁ A 2ª VITÓRIA DE MULHERES NEGRAS NA CATEGORIA. A 1ª FOI DE MIA NEAL E JAMIKA WILSON, EM 2021

PAMELA MARTIN

ELA CONCORRE A MELHOR EDIÇÃO POR KING RICHARD. OUTRAS MULHERES JÁ VENCERAM NA CATEGORIA, MAS A ÚLTIMA FOI EM 2016: MARGARET SIXEL, POR MAD MAX - ESTRADA DA FÚRIA.

LEIA MAIS SOBRE FILMES E OSCAR NO OMELETE!