O grande ator e comediante Ney Latorraca nos deixou hoje (26), aos 80 anos de idade. Seu legado é uma coleção de personagens emblemáticos da TV e do cinema brasileiro - confira os nossos favoritos a seguir.
Divulgação
Estúpido Cupido (1976)
O rebelde Mederiquis, inspirado no arquétipo sessentista de filmes como Easy Rider, foi o primeiro grande sucesso do ator na Globo.
Divulgação
O Beijo no Asfalto (1980)
Sob a direção de Bruno Barreto e contracenando com Tarcísio Meira, Latorraca interpretou o desafortunado Arandir nessa adaptação para os cinemas da peça emblemática de Nelson Rodrigues.
Divulgação
Rabo de Saia (1984)
Nesta inovadora minissérie da Globo, Latorraca interpretou o caixeiro-viajante Quequé, que mantinha três esposas diferentes - vividas por Lucinha Lins, Dina Sfat e Tássia Camargo.
Divulgação
A Ópera do Malandro (1985)
Adaptado do musical de Chico Buarque, este marcante filme de Ruy Guerra trouxe Latorraca como Tigrão, um perigoso cafetão que tem um solo memorável em "Hino da Repressão".
Divulgação
Tv Pirata (1988-1989)
O subversivo humorístico da Globo não teria sido o mesmo sem Barbosa, o popular personagem de Latorraca, que repetia toda última frase que era dita a ele.
Divulgação
Vamp (1991-1992)
Como o icônico Conde Vlad, chefe dos vampiros na novela de Antônio Calmon, Latorraca protagonizou momentos memoráveis como o cover de "Thriller", de Michael Jackson.
Divulgação
O Cravo e a Rosa (2000-2001)
O clássico do horário das seis da Globo divertia o público também com as idas e vindas do casal Cornélio (Latorraca) e Dinorá (Maria Padilha).
Divulgação
Da Cor do Pecado (2004)
Pode colocar também vilão de novela (ainda que cômico) no currículo de Latorraca. Nesta trama das sete, os trambiques de Edu e Verinha (Maitê Proença) conquistaram o público.
Divulgação
Irma Vap - O Retorno (2006)
O Mistério de Ima Vap, um dos maiores sucessos da história do teatro brasileiro, ganhou os cinemas com essa adaptação/sequência dirigida por Carla Camurati, que reunia Latorraca com seu amigo Marco Nanini.