Reprodução

Morre Shelley Duvall: lembre papéis icônicos da atriz

Morreu nesta quinta-feira (11) a atriz veterana Shelley Duvall, conhecida por papéis em O Iluminado, Popeye, Três mulheres e mais. Para celebrar o grandioso legada da atriz, separamos alguns de seus papéis mais icônicos.

Reprodução

Nashville

Talvez o primeiro papel realmente memorável de Duvall nos filmes do seu mentor Robert Altman, a groupie L.A. Joan (nome real: Martha) é uma daquelas figuras pitorescas que só o diretor saberia criar - e que Duvall interpretava com afeição e compreensão raras.

Divulgação

Três Mulheres

Diz a lenda que Robert Altman recebeu a história de Três Mulheres num sonho, e confuso, resolveu transformá-la num filme. Altman fez um filme que, de fato, parece um devaneio, seja pelo final ambíguo ou, especialmente, pela presença febril de Shelley Duvall.

Divulgação

Popeye

Um dos principais trabalhos da carreira da atriz veio com uma icônica adaptação do marinheiro Popeye. Ao lado de Robin Williams no papel-título, Duvall viveu Olivia Palito, indispensável interesse amoroso do personagem

Divulgação

O Iluminado

Injustiçada na época (o Framboesa de Ouro a indicou a pior atriz coadjuvante) e enturvada pelos métodos barbáricos usados por Stanley Kubrick no set, a performance de Duvall como Wendy Torrance é (talvez a única) âncora humana para todo o horror criado pelo cineasta em cima da história de Stephen King.

Divulgação

Retratos de uma Mulher

No clássico subestimado de Jane Campion, Duvall aparece apropriadamente caricata (e adorável, e tocante) como a Condessa Gemini, um mero peão no jogo de manipulações dos jovens aristocratas ao seu redor. Um retorno merecido aos holofotes.

Divulgação

Gasparzinho e Wendy

Talvez pouca gente se lembre, mas uma das últimas produções de Shelley Duvall no cinema foi o filme infantil Gasparzinho e Wendy. Protagonizado por Hilary Duff, Duvall vivia uma das tias da pequena bruxinha, que se juntava ao clã de fantasmas para derrotar um misterioso feiticeiro.

Divulgação

Contos de Fada

Clássico da TV Cultura, Contos de Fada foi um dos projetos do coração de Shelley Duvall. Ela foi a responsável por conceber a ideia da série, apresentar e também estrelar alguns episódios, que focavam em histórias encantadas voltadas para as crianças e com grandes nomes do cinema fazendo participações especiais.

Divulgação

Frankenweenie

Bem antes do longa animado de 2012, Tim Burton colocou as loucuras de sua mente no curta-metragem Frankenweenie. A produção acompanha um garotinho que, após a morte de seu cachorro, consegue trazê-lo de volta à vida tal qual a criatura clássica de Frankenstein. Duvall interpreta a mãe do garotinho, que até o ajuda a "costurar" as partes do bichinho!

Divulgação

The Forest Hills

Após 20 anos de aposentadoria, Shelley Duvall voltou às telas com um terror à moda antiga. Dirigido por Scott Goldberg, o longa segue um homem assombrado por pesadelos que mergulha na loucura nas Montanhas Catskill. Duvall interpreta a personagem Mamãe.

Divulgação

SAIBA TUDO SOBRE A CARREIRA DELA NO OMELETE!

Divulgação