A chegada de Sting - Aranha Assassina nos cinemas brasileiros vem adicionar a um dos subgêneros mais curiosos - e ricos - do cinema de terror: o das aranhas gigantes e (normalmente) assassinas. Confira a seguir 9 produções para continuar na mesma vibe.
Divulgação
Tarântula (1955)
Para mostrar que o cinema não é fascinado por aracnídeos só de hoje: Jack Arnold (O Monstro da Lagoa Negra) dirigiu este “clássico” dos anos 1950 sobre uma aranha geneticamente modificada que escapa de um laboratório no Arizona. Disponível somente em mídia física.
Divulgação
Aracnofobia (1990)
Provavelmente o grande título do subgênero, Aracnofobia se tornou figurinha fácil na TV aberta brasileira entre os anos 1990 e 2000 com a história de um médico (Jeff Daniels) que precisa enfrentar uma espécie letal de aranha. Disponível somente em mídia física.
Divulgação
Aranhas Assassinas (2000)
Antes do sucesso de Once Upon a Time, Lana Parrilla se viu às voltas com… bom, aranhas assassinas… no filme Aranhas Assassinas, em que a futura Rainha Má vive uma repórter investigando um acidente espacial suspeito. Disponível somente em mídia física.
Divulgação
Franquia O Senhor dos Anéis
Frodo e Sam enfrentam a temível Laracna em uma das cenas mais memoráveis de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), mas as aranhas gigantes são parte integral da mitologia de Tolkien, e também já deram as caras em Os Anéis de Poder. Disponível para streaming no Prime Video e Max.
Divulgação
Franquia Harry Potter
Todo fã da saga Harry Potter vai reconhecer o nome Aragogue - a aranha gigante de estimação de Hagrid aparece em A Câmara Secreta, para o desespero de Rony, e de novo em O Enigma do Príncipe (embora em um contexto trágico). Disponível para streaming na Max.
Divulgação
Malditas Aranhas! (2002)
David Arquette e uma Scarlett Johansson pré-Encontros e Desencontros estrelaram essa comédia de horror sobre aranhas gigantes que aterrorizam uma cidadezinha após a reabertura de uma mina antiga. Disponível para streaming na Max.
Divulgação
Mega Aranha (2013)
Com Greg Grunberg (Heroes) e Lin Shaye (Sobrenatural) na liderança do elenco, esse esperto trash acompanha um time de cientistas - e um exterminador de insetos- que caçam uma aranha geneticamente modificada. Disponível para streaming no Looke.
Divulgação
Infestação (2023)
Este bom exemplar francês do subgênero estreou nos cinemas brasileiros alguns meses antes de Sting, acompanhando um prédio de apartamentos em ruínas que se vê tomado por aranhas letais. Disponível para aluguel e compra no Apple TV+ e Prime Video.
Divulgação
O Astronauta (2024)
Adam Sandler encontra uma aranha gigante - com a voz de Paul Dano! - em suas andanças pelo espaço nesse curioso filme da Netflix, lançado no começo deste ano. Disponível para streaming na Netflix.