Divulgação

Onde assistir à filmografia de M. Night Shyamalan

Por caio coletti

O homem não pára! Com Armadilha chegando aos cinemas, talvez seja um bom momento para maratonar a filmografia de um dos cineastas mais emblemáticos da Hollywood atual: M. Night Shyamalan. O Omelete te ajuda listando os filmes dele, e contando onde assisti-los.

Divulgação

Praying with Anger (1992)

O primeiro longa de Shyamalan não tem nada a ver com os suspenses pelos quais ele ficou famoso: aqui, o próprio cineasta interpreta um jovem estadunidense que vai para a Índia explorar as raízes de sua família. Disponível somente em mídia física.

Olhos Abertos (1998)

Anos depois, Shyamalan fez sua estreia em um grande estúdio com outra dramédia que lida com temas religiosos: aqui, um menino de dez anos questiona sua fé após a morte do avô - e uma freira divertida (Rosie O’Donnell) o ajuda pelo caminho. Disponível somente em mídia física.

Divulgação

O Sexto Sentido (1999)

Foi em seu terceiro longa que Shyamalan finalmente chegou. Este thriller clássico mostra um psicólogo (Bruce Willis) lidando com um cliente mirim (Haley Joel Osment) que famosamente “vê gente morta”. Disponível para streaming no Disney+.

Divulgação

O Pequeno Stuart Little (1999)

Antes de entregar o suspense que o faria famoso, o cineasta assinou o roteiro desta comédia marcante sobre um ratinho que é adotado por um casal humano. A direção ficou com Rob Minkoff, mas o texto é de Shyamalan. Disponível para streaming na Netflix.

Divulgação

Corpo Fechado (2000)

Repetindo a parceria com Willis, Shyamalan o escalou como David Dunn, um homem ordinário que descobre ter o superpoder da indestrutibilidade (ou seja: não importa o que aconteça, ele escapa sem ferimentos). Disponível para streaming no Disney+.

Divulgação

Sinais (2002)

O fazendeiro e pastor Mel Gibson, seu irmão (Joaquin Phoenix) e seus filhos (Abigail Breslin e Rory Culkin) lidam com uma invasão alienígena neste suspense que traumatizou toda uma geração. Disponível para streaming no Disney+.

Divulgação

A Vila (2004)

Ambientado em um vilarejo isolado, onde os habitantes são mantidos basicamente em cativeiro por monstros que os impedem de sair dos limites da região, este suspense tem Phoenix, Sigourney Weaver, Bryce Dallas Howard e Adrien Brody no elenco. Disponível somente em mídia física.

Divulgação

A Dama na Água (2006)

O filme que marcou o começo da era mais “polêmica” da carreira de Shyamalan, A Dama na Água troca o terror por um clima de conto de fadas ao mostrar um síndico de condomínio (Paul Giamatti) que acha uma sereia (Dallas Howard) na piscina. Disponível para streaming na Max e Oldflix.

Divulgação

Fim dos Tempos (2008)

Neste que é talvez o título mais odiado da filmografia do cineasta, Mark Wahlberg e Zooey Deschanel são um casal que precisa lidar com uma ameaça apocalíptica curiosa: um “ventinho” que faz seres humanos se comportarem de maneira bizarra. Disponível para streaming no Disney+.

Divulgação

O Último Mestre do Ar (2010)

Ou talvez esse seja o fundo do poço para o diretor: contratado para adaptar uma das animações mais amadas de sua era, Shyamalan criou um filme de estúdio inchado que não convenceu fãs nem neófitos. Disponível para aluguel e compra no Apple TV+.

Divulgação

Demônio (2010)

No meio desta época conturbada, Shyamalan assinou o roteiro e a produção desse suspense eficiente sobre um grupo de estranhos (incluindo Chris Messina e Caroline Dhavernas) presos em um elevador - mas um deles está possuído pelo diabo. Disponível para aluguel e compra no Apple TV+ e Prime Video.

Divulgação

Depois da Terra (2013)

Ainda no que chama de sua era “assassino de aluguel”, Shyamalan assumiu a direção deste veículo para Will Smith e Jaden Smith, que interpretam pai e filho lidando com um planeta inóspito: a Terra pós-apocalíptica. Disponível para streaming na Max.

Divulgação

Wayward Pines (2015)

Embora tenha pinta de “Twin Peaks da 25 de Março”, Wayward Pines se mostrou um bom suspense quando estreou, em 2015, com a direção de Shyamalan no piloto. A velha história de um policial lidando com uma cidadezinha cheia de excentricidades garantiu duas boas temporadas. Disponível somente em mídia física.

Divulgação

A Visita (2015)

O comeback de Shyamalan começou aqui, com este found footage divertidíssimo sobre dois jovens que visitam os avós e descobrem que tem algo muito errado com eles. Disponível para streaming na Max.

Divulgação

Fragmentado (2016)

O sucesso seguinte foi esta sequência “secreta” de Corpo Fechado, em que James McAvoy viveu um assassino que sofre de múltipla identidade - e que vive no mesmo mundo de David Dunn. Disponível para streaming no Prime Video, Disney+, Max, Globoplay e Telecine.

Divulgação

Vidro (2019)

Fechando a inesperada trilogia, Vidro junta os personagens de Corpo Fechado e Fragmentado para revelar a grande visão de Shyamalan sobre o mundo dos super-heróis (e supervilões). Disponível para streaming no Disney+.

Divulgação

Servant (2019-2023)

Facilmente uma das séries mais interessantes já produzidas pela Apple, Servant (codirigida e cocriada por Shyamalan) mostra uma família vivendo uma mentira: a mãe (Lauren Ambrose) usa um boneco hiperrealista para substituir o seu filho morto. Disponível para streaming no Apple TV+.

Divulgação

Tempo (2021)

Adaptando uma graphic novel francesa, Shyamalan parte para seu filme de terror mais franco ao mostrar uma família presa em uma praia onde o tempo passa mais rápido do que o normal. Disponível para aluguel e compra no Apple TV+.

Divulgação

Batem à Porta (2023)

O longa mais recente do cineasta é este tenso thriller apocalíptico, em que um casal e sua filha são sequestrados por um grupo (incluindo Dave Bautista e Rupert Grint) que acredita que a família precisa fazer um sacrifício para salvar o mundo. Disponível para streaming na Max e Telecine.

Divulgação

Armadilha (2024)

Josh Hartnett é um serial killer que leva a sua filha para o show de uma popstar, mas logo descobre que o evento é uma armadilha da polícia para capturá-lo. Nos cinemas a partir de quinta-feira (8).

Divulgação

SAIBA TUDO SOBRE FILMES NO OMELETE!

Divulgação