Lilo & Stitch e mais: Ranking de Live-actions da Disney
Por Pedro Henrique Ribeiro
A Disney é um dos principais estúdios de animação do mundo, mas, ocasionalmente, eles transforam suas histórias em produções live-actions, ou seja, com atores reais. Confira o ranking com 15 títulos!
Reprodução
15 - Mulan
O pior live-action da Disney indiscutivelmente foi Mulan. Descartando tudo o que fez a animação de 1998 ser o que era, a adaptação de 2020 não chegou nem perto de alcançar o charme da original e ficou com a lanterna. Sem Mushi e com uma protagonista nem diferente da original, o filme perdeu sua razão de existir.
Divulgação
14 - Branca de Neve
Já em 2025, tivemos outro título que deixou um gostinho amargo na boca dos fãs da Branca de Neve, a primeira princesa da Disney. Campanhas de cancelamento de lado, o filme não entrega a mesma magia da animação pioneira, mesmo com as clássicas músicas dos sete anões.
Divulgação
13 - Cinderela
Outra princesa que ganhou várias versões ao longo dos anos foi Cinderela. O live-action mais recente a passar pelas mãos da Disney foi o de 2015 com Lily James e Richard Madden. O filme foi bem recebido na época, tendo uma média 8 entre a maioria dos agregadores de nota.
Divulgação
12 - Malévola: Dona do Mal
O segundo filme da vilã Malévola não conseguiu repetir o sucesso do primeiro, dividindo opiniões entre o público e a crítica. Ainda assim, a produção entregou um excelente trabalho visual e desfecho para as personagens de Angelina Jolie e Elle Fanning.
Divulgação
11 - O Rei Leão
E falando em visual, apesar do trabalho impressionante nessa área, o live-action de O Rei Leão dividiu opiniões pelo excesso de realismo nos personagens, que na animação eram animais fofos e engraçados. Ainda assim, o filme arrecadou mais de US$ 1 bilhão mundialmente.
Divulgação
10 - Dumbo
A versão de Tim Burton para Dumbo trouxe uma abordagem mais sombria e visualmente impactante, mas não foi o bastante para agradar a todos os fãs da animação clássica. Mas se deixarmos a torcida de lado, o filme faz um bom trabalho ao reproduzir a história do elefantinho.
Divulgação
9 - 101 Dalmatas
O primeiro live-action de 101 Dálmatas trouxe Glenn Close como Cruella De Vil e foi um sucesso de público, adaptando a animação com charme e humor. O filme mostrou a versão cruel e madura da vilã e também o lado doce dos donos do matilha.
Divulgação
8 - Malévola
Já o primeiro filme de Malévola explorou a história da vilã de A Bela Adormecida sob uma nova perspectiva, conquistando o público com a atuação de Angelina Jolie. O filme trouxe uma estética luxuosa e mereceu sua aclamação.
Divulgação
7 - Alice no País das Maravilhas
Outra adaptação de Tim Burton, Alice no País das Maravilhas, trouxe um visual único e uma nova abordagem para a história clássica. Com um grande elenco que contou com Mia Wasikowska, Johnny Depp, Anne Hathaway, o saudoso Alan Rickman e mais, o filme contou uma história memorável.
Divulgação
6 - A Pequena Sereia
O live-action de A Pequena Sereia gerou muita discussão antes do lançamento, mas entregou uma nova versão da história com efeitos visuais impressionantes e novas músicas. Com a voz angelical de Halle Bailey como Ariel, tudo culminou em uma produção excelente.
Divulgação
5 - Lilo & Stitch
O mais recente live-action da Disney traz uma adaptação fofa da história da jovem órfã Lilo e seu amigo alienígena Stitch. A produção superou as expectativas e continuou cativa para todas as gerações.
Divulgação
4 - A Bela e a Fera
Bela e a Fera de 2017 foi um sucesso de bilheteria, adaptando a animação com fidelidade e adicionando novas camadas à história, que contou com o ícone dos anos 2000, Emma Watson, como a protagonista.
Divulgação
3 - Aladdin
O live-action de Aladin trouxe a magia da animação para as telas, com números musicais vibrantes e um elenco carismático. Com Will Smith como o Gênio, o filme entrega irreverência e apresentações incríveis, dignas da animação original.
Divulgação
2 - Mogli, o Menino Lobo
Mogli, o Menino Lobo trouxe a selva e seus personagens de forma realista e emocionante. Com gráficos exuberantes e um roteiro afiado, o filme mexe com os sentimentos do espectador e proporciona uma experiência inesquecível para os fãs da Disney.
Divulgação
1 - Cruella
Cruella explorou a origem da icônica vilã de 101 Dálmatas, com um visual punk rock e uma história envolvente. O filme estrelado por Emma Stone tem uma produção luxuosa e um ótimo roteiro, se destacando para além de uma franquia. Por isso, ele merece o primeiro lugar!