Divulgação

Os papéis mais marcantes de Gene Hackman

Por Caio Coletti

O grande ator Gene Hackman faleceu hoje (27) aos 94 anos. Vencedor de dois Oscar e dono de um currículo impressionante que abraça de clássicos da Nova Hollywood a filmes de super-herói, passando por faroestes e comédias de Wes Anderson, ele deixa um legado inegável. Confira os papéis mais marcantes a seguir.

Divulgação

Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas (1967)

Como o irmão mais velho do Clyde de Warren ?Beatty, Hackman dá dimensão trágica para este clássico da Nova Hollywood, dirigido por Arthur Penn. Disponível par aluguel e compra no Prime Video e Apple TV.

Divulgação

Operação França (1971)

Como o irascível policial Jimmy Doyle, Hackman não só fez parte de um dos maiores clássicos da história do cinema de ação, como também venceu o seu primeiro Oscar. Para streaming no Disney+.

Divulgação

O Destino do Poseidon (1972)

Patriarca dos filmes de desastre, O Destino de Poseidon trouxe Hackman como um reverendo preso no transatlântico virado de cabeça para baixo, e firmou o ator como potência nas bilheterias. Somente em mídia física.

Divulgação

A Conversação (1974)

Emblemático da paranoia setentista, A Conversação de Francis Ford Coppola só se torna mais presciente - e a performance de Hackman, mais intensa - se revisto hoje. Para aluguel no Apple TV.

Divulgação

O Jovem Frankenstein (1974)

Reza a lenda que Hackman implorou a Mel Brooks por esse papel, porque queria adicionar uma boa comédia ao currículo. Como o velho cego que acolhe o monstro de Frankenstein, ele quase rouba o filme todo para si. Somente em mídia física.

Divulgação

Um Lance no Escuro (1975)

Embora nem sempre seja citado entre os grandes filmes de Hackman ou de Arthur Penn (também diretor de Bonnie e Clyde), este excelente neo-noir sobre um detetive em busca de uma jovem desparecida precisa ser redescoberto. Somente em mídia física.

Divulgação

Superman: O FIlme (1978)

É claro que não podia faltar o Lex Luthor mais camp do cinema nesta lista. Armado de peruca, planos mirabolantes e um senso de estilo, digamos, único, Hackman fez o primeiro supervilão do cinema se tornar inesquecível. Para streaming na Max.

Divulgação

Momentos Decisivos (1986)

Um daqueles filmes de superação no esporte que com certeza vai te emocionar, Momentos Decisivos trouxe Hackman como o treinador com passado duvidoso de um timeco de basquete do interior - e foi indicado a dois Oscar no processo. Para aluguel e compra no Prime Video e Apple TV.

Divulgação

Sem Saída (1987)

Ótimo thriller sobre um oficial do governo que pode estar envolvido com a morte de sua amante, Sem Saída traz os prazeres inegáveis de ver Hackman e Kevin Costner disputando a tela. Parada obrigatória para os fãs de ambos. Para streaming no MGM+.

Divulgação

Mississippi em Chamas (1988)

Hackman e Willem Dafoe são agentes do FBI que investigam um caso difícil sobre o desparecimento de um líder do movimento negro no Sul dos EUA, no meio dos anos 1960. Filme importante que rendeu outra indicação ao Oscar para o ator. Para streaming no MGM+.

Divulgação

Os Imperdoáveis (1992)

Clint Eastwood levou Hackman para o Velho Oeste neste melancólico e revisionista épico sobre um pistoleiro que aceita uma última missão dada por um xerife corrupto (Hackman). Foi o filme que rendeu o segundo Oscar ao ator. Para streaming na Max.

Divulgação

A Firma (1993)

Após o sucesso de Imperdoáveis, Hackman teve uma renascença na carreira - e o passo seguinte foi interpretar o chefe de Tom Cruise nesta popular adaptação do thriller de advocacia de John Grisham. Para aluguel e compra no Prime Video e Apple TV.

Divulgação

Rápida e MOrtal (1995)

Outro vilão de faroeste, dessa vez sob o comando estiloso de Sam Raimi, e enfrentando uma ameaça tão mortal quanto o caubói ressentido de Eastwood: uma pistoleira habilidosa vivida por Sharon Stone. Para aluguel e compra no Prime Video.

Divulgação

A Gaiola das Loucas (1996)

Sim, a imagem acima é Gene Hackman como drag queen. Esta ótima comédia LGBTQIAPN+ dirigida por Mike Nichols coloca o ator como um senador conservador que aprende a ser mais flexível em suas posições ao conhecer os pais gays do seu novo genro. Para aluguel e compra no Prime Video e Apple TV.

Divulgação

Inimigo do Estado (1998)

Espécie de "continuação espiritual" de A Conversação, este thriller de Tony Scott traz Hackman de volta como um especialista em vigilância paranoico (soa familiar?) que ajuda o advogado vivido por Will Smith. Para streaming no Disney+.

Divulgação

OS Excêntricos Tenenbaums (2001)

O último grande papel de Hackman antes de sua aposentadoria veio nesta comédia de Wes Anderson, onde interpretou o patriarca amargurado de uma família disfuncional. Virou clássico hipster, é claro. Para streaming no Disney+.

Divulgação

Descanse em paz, Gene Hackman!

Divulgação