Divulgação

Produções de grife

Por Pedro Henrique Ribeiro

Existem algumas marcas e estilistas que mudaram a indústria da moda para sempre. Chanel, Dior, Balenciaga e Gucci são alguns exemplos de nomes gravados na mente das pessoas, mesmo das que não são consumidoras dessas empresas. Nesta lista, falaremos de algumas produções que exploram esse universo. Confira!

Divulgação

Coco Antes de Chanel (2009)

Com direção de Anne Fontaine, o filme traz Audrey Tautou como Coco Chanel, um das estilistas mais ousadas da história. No filme, vemos Chanel quebrar os paradigmas de gênero na moda e criar novas possibilidades para as mulheres de seu tempo. Disponível para aluguel digital.

Divulgação

Blue Gold: American Jeans (2014)

Outro filme que remonta uma grande virada para indústria da moda é Blue Gold. O longa dirigido por Christian D. Bruun conta os passos da busca pelo jeans, um dos tecidos mais utilizados do mundo moderno. Disponível no Watch Play.

Divulgação

Trama Fantasma (2017)

Essa trama de ficção acompanha Reynolds Woodcock, personagem inspirado no criador da grife Balenciaga e em outros nomes da moda. Com direção de Paul Thomas Anderson, o filme está disponível para aluguel digital.

Divulgação

McQueen (2018)

E falando em estilista, Alexander McQueen ganhou um filme documentário sobre sua vida. Durante sua carreira, além de substituir John Galliano na Givenchy, McQueen montou a própria marca. Disponível no Telecine.

Reprodução

O Império de Pierre Cardin (2019)

Outro famoso documentário é o de Pierre Cardin. Considerado um gênio da moda, Cardin é um dos precursores da moda futurista dos anos 60 e teve sua vida retratada em um filme documental, em 2019. Disponível no Telecine e aluguel digital.

Reprodução

Casa Gucci (2021)

Um dos filmes de grife mais populares dos últimos tempos foi Casa Gucci. Com Adam Driver e Lady Gaga nos papéis de Maurizio Gucci e Patrizia Reggiani, o filme ainda conta com Al Pacino, Jared Leto e muito sotaque italiano forçado. Disponível no Telecine e em aluguel digital.

Divulgação

Abercrombie & Fitch: Ascensão e Queda (2022)

Quem também ganhou documentário foi a Abercrombie & Fitch, famosa marca americana que entrou em crise em meio a denúncias de discriminação sexual, racial e assédio em suas campanhas, que também foram apontadas como sexualizadas. Disponível na Netflix.

Divulgação

Sra. Harris Vai a Paris (2022)

E em meio a várias biografias e documentários, também há espaço para mais ficção. Na divertida comédia dirigia por Anthony Fabian, uma empregada doméstica fascinada pelos vestidos da Dior recebe uma repentina pensão, que a permite viajar para Paris para comprar o vestido. Lá, ela conhece os bastidores da grife e do mercado da moda. Disponível no Telecine e aluguel digital.

Divulgação

Air: A História por Trás do Logo (2023)

Já no lado mais “popular” da moda, também temos um filme sobre a parceria entre a Nike e Michael Jordan, de onde nasceram os clássicos tênis Air Jordan. Apesar de não serem necessariamente acessíveis, os tênis da marca ainda são muito mais baratos que a maioria das grifes da lista. Disponível no Prime Video.

Divulgação

Cristóbal Balenciaga (2024)

Voltando à Balenciaga, chegou a vez de falar da cadeira da presidência. A série da Disney mostrará os bastidores da vida do criador de uma das maiores grifes do mundo e como ele dominou o mercado espanhol. Disponível no Star+ a partir do dia 19 de janeiro.

Divulgação

Confira a cobertura dos principais filmes e séries no Omelete!

Divulgação