Às vezes, Hollywood repete ideias... no mesmo ano. O fenômeno dos "filmes gêmeos" acontece quando dois grandes lançamentos com a mesma premissa, ou ao menos muitos pontos em comum, caem muito perto no calendário. Mas qual é o melhor de cada dupla? Explicamos a seguir, com exemplos!
Divulgação
O Inferno de Dante & Volcano (1997)
Em Dante (para streaming no Globoplay), Pierce Brosnan e Linda Hamilton tentam escapar de um vulcão em erupção no interior de Washington (EUA). Em Volcano (para streaming no Disney+), Tommy Lee Jones tenta salvar Los Angeles (EUA) após a formação de um vulcão no subterrâneo da cidade.
Divulgação
Veredito: O inferno de Dante
O Inferno de Dante tem um diretor mais talentoso (Roger Donaldson bate Mick Garris), e aquele cheirinho gostoso de filme-desastre dos anos 1990. Mas ambos são clássicos da Sessão da Tarde!
Divulgação
Vida de Inseto & FormiguinhaZ (1998)
Em Vida de Inseto (para streaming no Disney+), uma formiga desajustada tenta salvar seu formigueiro da ameaça de grilos gananciosos. Em FormiguinhaZ (para streaming na Netflix e Telecine), o problema do protagonista neurótico é a própria ordem totalitária da sociedade-inseto em que está inserido.
Divulgação
VEREDITO: Vida de Inseto
Só um deles é um clássico da Pixar, só um deles pode ser assistido sem precisar ouvir a voz de Woody Allen, e só um deles tem aquele meme da joaninha (“Sujou! A joaninha é macho”). Vida de Inseto, fácil.
Divulgação
Armageddon & Impacto Profundo (1998)
Um asteroide está a caminho da Terra. Em Armageddon (para streaming no Disney+ e Mercado Play), Bruce Willis e Ben Affleck são a esperança da humanidade. Em Impacto (para streaming na Netflix), o presidente Morgan Freeman está aqui para nos confortar.
Divulgação
veredito: Impacto PRofundo
Indiscutível que Armageddon ganhou o embate das bilheterias e do legado cultural, até porque aquela música do Aerosmith é imortal. Mas Impacto Profundo é um excelente filme, e muito subestimado - então vamos ficar com ele!
Divulgação
O Grande Truque & O Ilusionista (2006)
Em Truque (para aluguel e compra no Apple TV e Prime Video), os rivais mágicos Christian Bale e Hugh Jackman jogam um jogo de obsessão. Em Ilusionista (para streaming no Prime Video), Edward Norton quer recuperar sua amada falecida (Jessica Biel) através da magia.
Divulgação
veredito: O Grande Truque
Neste caso, não conseguimos ficar com a zebra. Embora O Ilusionista seja mesmo um ótimo filme, O Grande Truque segue sendo um dos nossos longas favoritos de Christopher Nolan, então leva esse prêmio.
Divulgação
Sexo Sem Compromisso & Amizade Colorida (2011)
Amigos de longa data embarcam em um relacionamento sexual que logo se revela mais complicado do que parece. Em Compromisso (para streaming no Telecine), eles são Natalie Portman e Ashton Kutcher; em Colorida (para streaming na Netflix eMax), são Justin Timberlake e Mila Kunis.
Divulgação
Veredito: Amizade Colorida
Embora Sexo Sem Compromisso tenha um potencial tão maior com sua dupla de protagonistas e um bom diretor (Ivan Reitman), a mistura de drama e comédia do filme simplesmente não convence tanto quanto o clima mais descontraído de Amizade Colorida.
Divulgação
Invasão à Casa Branca & O Ataque (2013)
Ataque terrorista na Casa Branca, com o presidente sendo sequestrado pelos criminosos. Em Invasão (para aluguel e compra no Apple TV e Prime Video), é Gerard Butler ao resgate; em Ataque (para streaming na Netflix), a responsabilidade fica com Channing Tatum.
Divulgação
veredito: Invasão à Casa Branca
Invasão a Casa Branca se tornou uma franquia por um bom motivo - e este motivo se chama Gerard Butler. Precisamos dizer alguma outra coisa?
Divulgação
G20 & Chefes de Estado (2025)
Presidente dos EUA vira herói de ação em meio a um ataque terrorista - e ambos são filmes do Prime Video lançados no mesmo ano. Em G20, é Viola Davis vs. Antony Starr. Em Chefes de Estado, é John Cena e Idris Elba (como o primeiro-ministro britânico) contra o mundo.
Divulgação
veredito: Chefes de Estado
É claro que também amamos Viola Davis, mas inegável que Chefes de Estado entrega mais no quesito entretenimento - e se leva bem menos a sério, o que ajuda.