omelete

MELHORES FAVELA MOVIES DO BRASIL

COM A DOSE CERTA DE INFLUÊNCIAS DO CINEMA ESTRANGEIRO SENDO EQUILIBRADA COM CRÍTICAS CONTUNDENTES SOBRE PROBLEMAS BEM BRASILEIROS, ALEMÃO 2 É UM DOS NOSSOS MELHORES FAVELA MOVIES

TERMO CUNHADO PELA CRÍTICA DE CINEMA PARA DESIGNAR PRODUÇÕES QUE VOLTAM SEUS OLHOS PARA AS PERIFERIAS E SUA POPULAÇÃO MARGINALIZADA, ESSE GÊNERO ABRAÇA ALGUNS OUTROS MARCOS DO CINEMA NACIONAL

Por Eduardo Pereira

ORFEU NEGRO

PRODUÇÃO ÍTALO-FRANCO-BRASILEIRA, A OBRA VENCEDORA DO OSCAR DO CINEASTA MARCEL CAMUS É UMA TRAGÉDIA ÉPICA SITUADA NOS MORROS DO RIO DE JANEIRO, FALADA EM PORTUGUÊS E ATEMPORAL

CINCO VEZES FAVELA

OBRA FUNDAMENTAL DO CINEMA NOVO, ESSE FILME CHEGOU AOS CINEMAS EM 1962 COMPOSTO POR CINCO CURTAS DIRIGIDOS POR DIFERENTES CINEASTAS E VOLTADOS A TÓPICOS DIVERSOS DA VIDA NAS PERIFERIAS DO BRASIL

5X FAVELA - AGORA POR NÓS MESMOS

QUASE 50 ANOS DEPOIS, EM 2010, A FÓRMULA FOI REPETIDA COM CINEASTAS EMPENHADOS EM MOSTRAR A FAVELA ALÉM DA PROBLEMÁTICA POLICIAL OU CRIMINAL; DE FORMA HUMANA E LEVE

PIXOTE, A LEI DO MAIS FRACO

OUTRO CLÁSSICO DO CINEMA NACIONAL, O TRÁGICO DRAMA DE HÉCTOR BABENCO DENUNCIA O CICLO DESUMANO QUE TIRA A INF NCIA DE JOVENS POBRES E OS JOGA NO CRIME DE SÃO PAULO

CIDADE DE DEUS

TALVEZ O MAIS ICÔNICO FAVELA MOVIE NACIONAL DESTE SÉCULO, O LONGA DIRIGIDO POR FERNANDO MEIRELLES INAUGUROU UMA NOVA ERA PARA AS ARTES NACIONAIS, COM RECONHECIMENTO ÍMPAR NO EXTERIOR

CIDADE DOS HOMENS

EXTRAPOLANDO A TELINHA E CHEGANDO ÀS TELONAS EM 2007, A SAGA DOS AMIGOS ACEROLA E LARANJINHA VERSA SOBRE VÁRIAS QUESTÕES PERTINENTES À MASCULINIDADE NA FAVELA DE FORMA IMPACTANTE

LINHA DE PASSE

A PERIFERIA DE SÃO PAULO É O PANO DE FUNDO DAS ASPIRAÇÕES E FRUSTRAÇÕES DE QUATRO IRMÃOS E UMA MÃE SOLO NESSE DRAMA DE WALTER SALLES QUE POSICIONA O ESPORTE COMO ESCAPISMO E REFÚGIO

ÚLTIMA PARADA 174

DE VOLTA AO RIO DE JANEIRO, A TRÁGICA HISTÓRIA REAL DE SANDRO DO NASCIMENTO, SOBREVIVENTE DA CHACINA DA CANDELÁRIA QUE SEQUESTROU UM ÔNIBUS NA CIDADE MARAVILHOSA, CHOCA E FAZ PENSAR

PACIFICADO

DE DOIS DIRETORES ESTRANGEIROS VEM UMA VISÃO RARA NOS FAVELA MOVIES NACIONAIS, DE DENTRO PARA FORA DO MORRO, E PROPÕE UMA DENSA REFLEXÃO SOBRE O PODER PARALELO QUE VEM DO DESCASO ESTATAL

MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR

AS CINEASTAS LÚCIA MURAT E KAROLINA SPECHT OUSARAM E, EM 2008, RETRATARAM A FAVELA COMO PANO DE FUNDO DE UM ROM NTICO MUSICAL A LA ROMEU E JULIETA. DIFERENTE E FASCINANTE

QUER LER MAIS SOBRE FAVELA MOVIES E OUTROS GÊNEROS DO CINEMA? ACESSE O OMELETE!