Com o lançamento de Feios, apostamos que um batalhão de millennials está morrendo de nostalgia da época de Jogos Vorazes e suas imitações - então venha recapitular todas elas com o Omelete!
Divulgação
Jogos Vorazes (2012-2023)
Depois do sucesso de Harry Potter, Percy Jackson e Crepúsculo abrir as portas para a fantasia adolescente, a adaptação do fenômeno literário de Suzanne Collins começou uma nova tendência: o sci-fi distópico para jovens. Franquia completa no Prime Video.
Divulgação
A Hospedeira (2013)
Sem querer ficar de fora da onda, Stephenie Meyer também embarcou no futurismo - e foi parar no cinema - com essa história de invasão alienígena misturada com triângulo amoroso, estrelada por Saoirse Ronan. No Prime Video.
Divulgação
Ender’s Game - O Jogo do Exterminador (2013)
Embora o livro original seja um pouco mais antigo, Ender’s Game chegou aos cinemas no momento certo para tentar capitalizar no subgênero, colocando Asa Butterfield na linha de frente de uma guerra intergaláctica. Na Max.
Divulgação
MINHA NOVA VIDA (2013)
Saoirse Ronan - ela de novo! - estrela esta abordagem mais instimista, e até bastante emotiva, do subgênero da protagonista adolescente lidando com um mundo que desmorona aos poucos para a distopia. Para aluguel e compra no Apple TV+ e Prime Video.
Divulgação
Divergente (2014-2016)
Uma das sagas mais vendidas da época, que estabeleceu muitos dos chavões do subgênero, Divergente teve um triste destino nos cinemas - após a baixa performance do 3º longa, o 4º e último filme foi cancelado. Franquia completa no Prime Video.
Divulgação
Maze Runner (2014-2018)
Melhor foi o destino de Maze Runner, adaptada dos livros de James Dashner, que demorou para finalizar sua história graças a um acidente com o protagonista Dylan O’Brien - mas, ao menos, acabou conseguindo. Franquia completa no Disney+ e Netflix.
Divulgação
O Doador de Memórias (2014)
Na busca por um hit, Hollywood foi atrás do livro que é considerado por muitos o fundador do gênero na literatura, em 1993. A história de Lois Lowry sobre um mundo futurista sem emoções - e o rapaz que quebra todas as regras - ainda emociona. No PlutoTV e Filmow.
Divulgação
A 5ª Onda (2016)
Aqui o nicho já estava dando sinais claros de cansaço. Apesar do star power de Chloë Grace Moretz no papel principal, a adaptação da trilogia de Rick Yancey para os cinemas ficou só no primeiro capítulo. Para aluguel e compra no Apple TV+ e Prime Video.
Divulgação
Jogador Nº 1 (2018)
Quando Steven Spielberg entra na sala, você o escuta. O ícone hollywoodiano queria interpretar o best-seller distópico de Ernest Cline, e o resultado foi um raro hit no subgênero do sci-fi distópico para jovens pós-2015. No Prime Video e Max.
Divulgação
Máquinas Mortais (2018)
De maneira similar, quando Peter Jackson quer fazer um projeto, ele consegue. O diretor de O Senhor dos Anéis entregou para seu protegido Christian Rivers essa adaptação desastrosa dos livros bem amados de Philip Reeve. No Prime Video e Telecine.
Divulgação
Mentes Sombrias (2018)
Pena que Mentes Sombrias tenha chegado aos cinemas tão tarde, pois os livros de Alexandra Bracken foram muito elogiados, e a adaptação de Jennifer Yuh Nelson também é ótima - mas, naquela altura, ninguém estava assistindo. No Disney+.
Divulgação
MENÇÃO HONROSA: Cidade das Sombras (2008)
Cidade das Sombras estava à frente do seu tempo - nos anos pré-Jogos Vorazes, ninguém prestou muita atenção nessa charmosa distopia steampunk estrelada por Saoirse Ronan, com base nos livros de Jeanne Duprau. Para aluguel e compra no Apple TV+.
Divulgação
MENÇÃO HONROSA: Mundo em Caos (2021)
Se ninguém estava assistindo em 2018, imagina em 2021! Apesar do apelo de Tom Holland e Daisy Ridley no elenco, a adaptação dos livros de Patrick Ness foi feita sem ter um público para chamar de seu. No Telecine.
Divulgação
MENÇÃO HONROSA: The 100 (2014-2020)
Até aqui, nós falamos apenas de filmes - mas é impossível ignorar The 100, que atravessou toda a era da qual falamos (e sobreviveu um pouco depois dela!) como uma das séries mais vistas da CW. Somente mídia física.