Divulgação/CCXP

CCXP: Maiores curiosidades

Por PAULO PACHECO

UMA DÉCADA DE RECORDES!

Como a CCXP começou? Qual foi o público recorde? E como se tornou a maior Comic Con do mundo? A seguir, descubra curiosidades do festival mais épico da cultura pop!

Divulgação/CCXP

UMA COMIC CON BRASILEIRA

A CCXP nasceu inspirada nas Comic Cons norte-americanas de San Diego (vizinha a Hollywood) e Nova York (endereço das duas maiores editoras de HQs: Marvel e DC Comics)

Divulgação/CCXP

PÚBLICO RECORDE

Em uma década, a CCXP acumula mais de 1,25 milhão de visitantes. No primeiro ano, recebeu 97 mil fãs. A quantidade disparou para mais de 280 mil pessoas em 2022, rendendo ao festival o posto de maior Comic Con do mundo!

Divulgação/CCXP

REPRESENTATIVIDADE

Na CCXP Worlds 2021, 40,8% dos expositores do Artists' Valley pertenciam à sigla LGBQIAPN+. Mulheres corresponderam a 42,1% dos participantes, e quase 25% se autodeclararam pretos ou pardos

Divulgação/CCXP

Expositores

A primeira CCXP, em 2014, reuniu cerca de 40 expositores, entre distribuidoras, produtoras e quadrinistas. O número saltou para 500 na edição de 2019!

Divulgação/CCXP

CCXP TIPO EXPORTAÇÃO

A CCXP saiu de São Paulo em abril de 2017, quando estreou a CCXP Tour Nordeste em Pernambuco. Em junho de 2019, desembarcou em Cologne, sendo considerada maior Comic Con da Alemanha! E em 2024, o destino será o México! 

Divulgação/CCXP

CCXP GAMER

Os e-sports têm espaço garantido na CCXP e cresceram a cada ano do festival! Em 2021 a CCXP Worlds recebeu o primeiro palco com 24 horas de programação gamer por dia!

Divulgação/CCXP

30 milhões de visualizações

Esta foi a audiência da primeira CCXP Worlds, realizada 100% online, em dezembro de 2020. Somente na China, a convenção virtual contabilizou 10 milhões de impressões!

Divulgação/CCXP

PARA SABER MAIS SOBRE A CCXP23, ACESSE O OMELETE!

Divulgação/CCXP