Como a CCXP começou? Qual foi o público recorde? E como se tornou a maior Comic Con do mundo? A seguir, descubra curiosidades do festival mais épico da cultura pop!
Divulgação/CCXP
UMA COMIC CON BRASILEIRA
A CCXP nasceu inspirada nas Comic Cons norte-americanas de San Diego (vizinha a Hollywood) e Nova York (endereço das duas maiores editoras de HQs: Marvel e DC Comics)
Divulgação/CCXP
PÚBLICO RECORDE
Em uma década, a CCXP acumula mais de 1,25 milhão de visitantes. No primeiro ano, recebeu 97 mil fãs. A quantidade disparou para mais de 280 mil pessoas em 2022, rendendo ao festival o posto de maior Comic Con do mundo!
Divulgação/CCXP
REPRESENTATIVIDADE
Na CCXP Worlds 2021, 40,8% dos expositores do Artists' Valley pertenciam à sigla LGBQIAPN+. Mulheres corresponderam a 42,1% dos participantes, e quase 25% se autodeclararam pretos ou pardos
Divulgação/CCXP
Expositores
A primeira CCXP, em 2014, reuniu cerca de 40 expositores, entre distribuidoras, produtoras e quadrinistas. O número saltou para 500 na edição de 2019!
Divulgação/CCXP
CCXP TIPO EXPORTAÇÃO
A CCXP saiu de São Paulo em abril de 2017, quando estreou a CCXP Tour Nordeste em Pernambuco. Em junho de 2019, desembarcou em Cologne, sendo considerada maior Comic Con da Alemanha! E em 2024, o destino será o México!
Divulgação/CCXP
CCXP GAMER
Os e-sports têm espaço garantido na CCXP e cresceram a cada ano do festival! Em 2021 a CCXP Worlds recebeu o primeiro palco com 24 horas de programação gamer por dia!
Divulgação/CCXP
30 milhões de visualizações
Esta foi a audiência da primeira CCXP Worlds, realizada 100% online, em dezembro de 2020. Somente na China, a convenção virtual contabilizou 10 milhões de impressões!