A Princesa e o Sapo

Créditos da imagem: Disney/Divulgação

Filmes

Notícia

Splash Mountain da Disney será dedicada a Princesa e o Sapo

Atração foi baseada em A Canção do Sul, filme problemático do estúdio

Julia Sabbaga
25.06.2020
17h29

A atração Splash Mountain nos parques da Disney será reimaginada e dedicada ao filme A Princesa e o Sapo, animação de 2009 do estúdio. Até hoje, a montanha-russa era temática de A Canção do Sul, longa de 1946 diversas vezes criticado por seus retratos racistas. Ambientado após a Guerra Civil Americana, a produção mostra homens e mulheres negros felizes em servir seus mestres brancos.

O anúncio foi feito no site oficial da Disney Parks: "A mudança de tema da Splash Mountain é particularmente importante hoje. O novo conceito é de inclusão, e é um que todos os nossos visitantes podem se conectar e se inspirar, e fala com a diversidade das milhões de pessoas que visitam nossos parques todo ano".

A comunicação oficial não toca na problemática de A Canção do Sul, e diz que a alteração já estava em planejamento desde o ano passado. A mudança, no entanto, vem em um momento oportuno, em que o questionamento sobre racismo sistêmico está em alta, e produções como ...E O Vento Levou têm seu legado rediscutido.

Confira uma arte conceitual da nova Splash Mountain, ainda sem data de lançamento anunciada:

Splash Mountain de A Princesa e o Sapo
Disney Parks/Divulgação

Os parques da Disney estão fechados devido à pandemia de coronavírus, e ainda não há previsão de abertura. A área aberta Disney Springs está atualmente em processo de abertura gradual.