Séries e TV

Notícia

O Som do Rio | Série documental produzida por Maria Gadú estreia no YouTube

Produção retrata vida de povos indígenas na região do Rio Tapajós

Omelete
2 min de leitura
Pedro Henrique Ribeiro
14.06.2022, às 21H17

O YouTube lançou nesta terça-feira (14) o primeiro episódio da série documental O Som do Rio, com produção e participação da cantora Maria Gadú. A obra retrata a vida dos povos indígenas da região do Rio Tapajós, no Pará.

Além de Gadú, participam da viagem a médica Thelma Assista, o cantor Lenine e o youtuber Vitor diCastro. Eles acompanham a indígena Val Munduruku em uma viagem pela cultura e história das comunidades indígenas. A série ainda conta com inserts explicativos do youtuber e apresentador Felipe Castanhari.

Já no primeiro episódio — assista no vídeo acima, os artistas visitam as Suraras do Tapajós, um grupo de mulheres indígenas que falam sobre os assuntos urgentes dos povos amazônicos. Segundo Maria Gadú, um dos papéis da série “é transbordar o Brasil para além dos limites das fronteiras de pensamento e conhecimento”.

Durante o evento de pré-estreia realizado pelo YouTube, um protesto exibido no telão pediu respostas sobre o desaparecimento do jornalista Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira, vistos pela última vez em 5 de junho. Na segunda-feira (13), Alessandra Sampaio, mulher do jornalista, afirmou que os corpos de Dom e Bruno foram encontrados, mas as autoridades ainda não confirmam a informação.

Em quatro episódios, dirigidos por Carol Quintanilha, com produção de Maria Farinha Filmes (Aruanas), Gadú convida personalidades a se desconectar da vida na cidade e embarcar numa jornada de transformação, em que a conexão real é tudo que encontrarão. O primeiro episódio da série já está disponível no YouTube.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.