Séries e TV

Notícia

Sob Pressão deixa Covid-19 em segundo plano na volta para quarta temporada

Após vários anúncios de cancelamento, a série está garantida até seu quinto ano

07.08.2021, às 14H30.

A trajetória da série Sob Pressão na TV Globo talvez seja uma das mais seguras e bem produzidas da teledramaturgia atual. Ao passo em que a emissora (e seu braço no Globoplay) cambaleia entre fracassos absolutos, como Ilha de Ferro, e se esforça para fazer funcionar iniciativas ousadas, como Desalma, os resultados obtidos por Sob Pressão, entre o público e a crítica, sempre foram satisfatórios e justos. A série comandada pelo roteirista Lucas Paraízo e pelo diretor Andrucha Waddington é um sucesso.

O mais curioso é que, apesar disso, ela sempre foi acompanhada de uma “ameaça” de finitude. Desde a primeira temporada correram notícias da sua interrupção, com um ápice ao final da terceira, quando a produção chegou a declarar oficialmente o cancelamento. Em todos os casos, as notícias informavam que aquela era uma decisão calculada para não desgastar a obra. Contudo, após voltar para um especial sobre o Covid 19, a quarta temporada foi anunciada. Na coletiva virtual de lançamento, um passo inusitado e especial: antes mesmo de estrear a nova temporada, Sob Pressão já tem um quinto ano garantido e que será filmado ainda esse ano.

Essa quarta temporada foi planejada para não continuar abordando a pandemia de frente. Evandro (Julio Andrade), Carolina (Marjorie Estiano), Décio (Bruno Garcia), Vera (Drica Moraes), Charles (Pablo Sanábio), Rosa (Josie Antello), Gustavo (Marcelo Batista) e mais o Dr. Mauro (David Junior) - que se tornou regular depois do especial Covid - vão trabalhar num novo hospital, de maior capacidade, no centro do Rio de Janeiro, e que recebe muitos casos de emergência. Marjorie Estiano, inclusive, definiu bem o que levou o autor a redirecionar a narrativa da série: “As outras emergências continuam, ainda tem que ter transplante, os atropelamentos continuam, os crimes continuam...”. Contudo, ainda que estejam trabalhando num hospital que não atende infectados com o vírus, a pandemia ainda será uma realidade. “Mas, o Covid está lá, principalmente no que diz respeito a como ele afeta a relação médico-paciente”, completou a atriz.

Essa é uma virada interessante para os personagens, que terão a oportunidade de mostrar ao público como ficou o quadro de emergências diante de um ano em que tudo se resumiu à pandemia. Além disso, a imersão em suas vidas pessoais também encontra mais espaço para se desenvolver. “Existe um descompasso na saúde pública que afeta médicos e pacientes no país inteiro. A gente quis abordar a saúde como um todo, não só Covid, porque esperança é nosso objetivo”, disse o autor. “Esperança na saúde, nas relações pessoais, em tudo. As nossas reuniões de pauta são feitas com o olho no noticiário, mas a vida também corre além do que se viu na pandemia”.

E as vidas pessoais dos personagens serão, sim, reviradas. As relações familiares viram parte do foco e, além de uma inesperada paternidade para Evandro, Vera também viverá um drama envolvendo o filho dependente. Drica Moraes, inclusive, falou sobre como a série impacta as vidas das pessoas em escalas muito diversas. “Tem gente que não aguenta ver. Geralmente é um público burguês que não aguenta ver uma realidade que não é sua. O programa é um pedido de socorro e nem todo mundo quer ouvir”.

Além das transformações envolvendo Evandro e Vera, a nova posição profissional de Charles deve inaugurar uma nova fase do personagem. Durante a coletiva, Lucas Paraízo também entregou que um incêndio deve acontecer no episódio 5 da temporada e envolverá Décio de uma forma intensa. Outro anúncio feito na coletiva foi a Campanha de Doação de Sangue, que será promovida depois do episódio 4, e que envolverá a Globo e todas as suas afiliadas. Como o trailer da temporada mostra e, como ficou claro na coletiva, a série estará de volta disposta a abrir arcos e estabelecer tensões que funcionem com a vantagem de ter uma temporada garantida logo à frente.

Sob Pressão retorna no próximo dia 12 e já podemos ficar tranquilos: em 2022, possivelmente no Globoplay, teremos mais episódios. Para nós também será uma sensação nova: ver a série sem medo de ser abandonado por ela logo adiante.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.