Da
última vez que comentamos a nova versão da telessérie setentista Kolchak
e os demônios da noite, em maio, a rede ABC ainda não havia decidido
se produziria uma temporada completa a partir do episódio-piloto criado por
Frank Spotnitz (Arquivo X). Pois decidiu, e Night Stalker,
seu título original, começou a ser exibido na última quinta-feira. Ao SCI
FI Wire, Spotnitz fala como convenceu a emissora.
O agora produtor-executivo simplesmente precisou contar o final da série. Eu tenho todas as respostas. E tive que colocá-las no papel para a ABC ver. Todas as perguntas importantes da trama já foram feitas no piloto, e a vida da série - espero conseguir levá-la por anos - será devotada a aprofundar estas questões, ao invés de levantar outras, diz.
No caso, as indagações se referem a mistérios sobrenaturais que o repórter policial Carl Kolchak precisa enfrentar: será que os casos sem solução que assolam Los Angeles têm a ver com o assassinato da esposa de Kolchak há um ano e meio, que transformou injustamente o repórter em procurado número um do FBI? Originalmente protagonizado por Darren McGavin em um longa para TV de 1972 e depois na citada série entre 1974 e 1975, o novo Night Stalker terá Stuart Townsend (Rainha dos condenados e A liga extraordinária) como ator principal.
Para Spotnitz, é uma chance de voltar ao estranho e ao bizarro que marcaram Arquivo X. Eu acredito que precisa haver um senso de realidade quando pegamos esse tipo de narrativa, especialmente na televisão. Ela tem que ser persuasiva para pessoas que normalmente não se inclinariam a assistir esse gênero; temos que fazê-las nos dar uma chance, suspender suas descrenças. Então eu procurei ancorar a série na realidade o máximo que pude.
Ele explica melhor: Uma das coisas com as quais lutei foi: como pode Carl Kolchak, um repórter de um jornal diário, passar por isso toda semana e não mudar a rotina ao redor com suas matérias? Porque no mundo real se um repórter do L.A. Times ou do New York Times cruzar com um vampiro, logo viraria uma notícia capaz de mudar o mundo em que vivemos. A resposta para esse dilema Spotnitz só será encontrada na telinha.
Outro elemento que o produtor tentará trabalhar é o terror mais real e menos caricato. Eu amo aqueles momentos Não entre nesta casa!, mas gosto deles quando até eu entraria nela. Não gosto quando é Fala sério, você nunca entraria nesta casa!, mas gosto quando é Claro que você entraria. Até eu entraria nesta casa de estivesse na mesma situação. Isso que é assustador, o que me manteria acordado à noite depois de ver a série.
Um novo protótipo de câmera digital é empregada para dar um visual aterrador a Night Stalker. Ela foi usada um pouco no piloto, se chama Genesis by Panavision, ninguém tinha usado antes. Nós fomos os primeiros e acho que Superman Returns, atualmente sendo filmando na Austrália, foi o segundo a usá-la. A câmera é sensacional, porque ela capta níveis baixos, muito baixos, de luminosidade. Não é preciso ter luz artificial nenhuma. Como se estivessemos filmando a cidade à noite e você pudesse ver o final da rua. Dá pra ver nuvens à noite, quando em películas o céu é apenas escuro, diz Spotnitz.
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