HQ/Livros

Notícia

Nova HQ da Quadrinhos na Cia. é aula sobre holocausto

E selo mostra a capa de Umbigo Sem Fundo

Érico Assis
03.08.2009
00h00
Atualizada em
21.09.2014
13h50
Atualizada em 21.09.2014 às 13h50

A Quadrinhos na Cia., selo de HQs da editora Companhia das Letras, lança na semana que vem a graphic novel A Busca. Produzido originalmente na Holanda, o álbum conta o holocausto da perspectiva de uma família judia.

A graphic novel foi criada especificamente com o fim de ser um livro escolar, pela Anne Frank Haus,  instituto e museu sediado em Amsterdã que tem o objetivo de guardar e promover a memória das vítimas do holocausto, destacando principalmente os diários da menina Anne Frank, famosos mundialmente.

umbigo sem fundo

None

a busca

None

Para ampliar seus objetivos, o instituto colocou dois de seus especialistas, Lies Schipperse e Ruud van der Rol, para escrever o roteiro da HQ, que depois seria ilustrada pelo renomado cartunista holandês Eric Heuvel. Heuvel tem um estilo muito similar aos álbuns de Tintim - o personagem mais famoso dos quadrinhos europeus - e já havia produzido uma famosa graphic novel sobre a II Guerra Mundial.

Traduzido para o inglês, o húngaro, o polonês e o alemão, o álbum foi bastante comentado na Europa a partir de seu lançamento em 2007. Na Alemanha, foi distribuído em todas as escolas de ensino fundamental no ano passado. A versão brasileira sai com posfácio do jornalista Gilberto Dimenstein. O álbum tem 72 páginas e custa R$ 33.

A Quadrinhos na Cia. também anunciou para setembro o lançamento de Umbigo Sem Fundo, do americano Dash Shaw - que estará na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.