HQ/Livros

Notícia

Marvel ressuscita o Capitão Universo em novembro

Marvel ressuscita o Capitão Universo em novembro

27.09.2005, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H00

Há 16 anos – para sermos mais exatos, em 1989 – o grande evento do ano na Marvel foi uma saga intitulada “Atos de vingança”.

Lançada por aqui em 1993, a história era mais ou menos o seguinte: cansados de apanhar o tempo todo e sempre dos mesmos heróis, os grandes vilões da Marvel, orientados por Loki, decidiram que a melhor estratégia para vencer seus algozes seria a troca de adversários. Assim, um inimigo tradicional do Quarteto Fantástico como, por exemplo, o Dr. Destino atacaria o Justiceiro; os Mestres do Terror, inimigos dos Vingadores, atacariam os X-Men e por aí vai. No final das contas, é claro, deu tudo errado e a saga não afetou em nada a continuidade da Marvel. Exceto por dois fatores: a transformação de Betsy Braddock de uma personagem sem graça e meio inútil pra uma ninja arrogante - a Psilocke - e a reintrodução do Capitão Universo.

O Capitão Universo apareceu pela primeira vez no gibi dos Micronautas (no Brasil, na extinta Heróis da TV nº 87) e foi descrito pela Marvel como “o portador da misteriosa Força Enigma, uma espécie de energia que garante poderes super-humanos durante tempos de crise”. Durante Atos de vingança todos os vilões da Marvel, dentre eles os Mestres do Terror, Graviton e Magneto resolveram tirar o couro do Homem-Aranha. Por fatores nunca revelados (exceto pelo fato do gibi do Aranha na época ser um dos que mais vendiam nos Estados Unidos), o teioso acabou recebendo os poderes da Força Enigma e, graças a eles, impediu que um tri-sentinela (nem pergunte...), sob o encanto de Loki, causasse um desastre nuclear em Nova York. Problema resolvido, a Força Enigma deixou o Aranha.

A idéia do Capitão Universo não pegou e, desde então, pouco ou quase nada se falou sobre ele e a “misteriosa Força Enigma”... Até agora. Em novembro, a Marvel vai ressuscitar a Força Enigma e seu portador. Durante cinco semanas, a Força Enigma vai visitar quatro dos maiores nomes do Universo Marvel e um personagem praticamente recém-chegado visando preparar os leitores para uma mini-série do Capitão Universo.

O evento começa em Captain Universe/Hulk, de Jay Faerber (textos) e do brasileiro Carlos Magno (arte). Na história, a Força Enigma está passando por algumas dificuldades (em linguagem mais popular, “tá dando pau”) e precisa da ajuda de Bruce Banner para se salvar. O problema é saber se mesmo a Força Enigma conseguirá conter toda a fúria do Hulk.

A seguir, a Força Enigma faz uma visita ao Demolidor em Captain Universe/Daredevil. Dessa vez, essa estranha energia tem o objetivo de encontrar-se com a terráqueo que a conhece mais do que ela mesma. O problema é que o sujeito está preso. Quando Matt Murdock se prepara para enfrentar uma das piores organizações secretas da Marvel, ele é agraciado com superpoderes que ampliam ainda mais seus sentidos, dando-lhe, inclusive, a capacidade de enxergar. O brasileiro Paulo Siqueira seria o responsável pela arte. Porém, segundo Joe Prado, do estúdio Art&Comics, ele não pôde assumir o trabalho. Bruno Hang e Diogo Saito, outros dois brasileiros, cuidam das cores.

Massachussets é o próximo destino da Força Enigma. Quando percebe que um fator de cura pode ser o que precisa para resolver seu problema, ela decide se unir a X-23 (nota: aquela clone do Wolverine que apareceu inicialmente no desenho X-Men: evolution e acabou migrando para os quadrinhos).O que a Força Enigma não sabe é que o fator de cura da guria é forte o suficiente para impedir suas tentativas de se unir à ela. Captain Universe/X-23 foi escrito pela dupla Christopher Yost e Craig Kyle e ilustrada por Francis Portela. As cores são da brasileira Debora Carita.

Continuando sua turnê pelos Estados Unidos, a Força Enigma encontra-se com a Mulher-Invisível. A Força se une à Sue para combater a ameaça do Império Shiar, que resolve que é muito perigoso que uma entidade tão poderosa permaneça na Terra. Jeff Parker escreve, James Raiz ilustra e o brasileiro Vinicius Andrade colore Captain Universe/Invisible woman.

Finalmente, a Força Enigma sai do planeta e decide procurar pelo Surfista Prateado. O ex-arauto de Galactus está ajudando uma pacífica raça alienígena a rechaçar os constantes ataques de um maligno senhor da guerra. A coisa só piora pro seu lado quando a Força Enigma se mescla ao vilão e não ao Surfista. A dupla Jay Faerber e Carlos Magno será a responsável por Captain Universe/Silver Surfer.

Os cinco gibis sairão em novembro, um por semana. Cada um terá 32 páginas ao preço de 2,29 dólares.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.