HQ/Livros

Notícia

Jabuti premia quadrinistas na categoria "Ilustração"

E a principal vencedora, Elvira Vigna, lançará sua primeira graphic novel em breve

Érico Assis
18.10.2013
12h00
Atualizada em
21.09.2014
15h08
Atualizada em 21.09.2014 às 15h08

Os vencedores do Prêmio Jabuti, principal prêmio do mercado de livros no Brasil, foram anunciados nesta semana, e embora a inclusão de quadrinhos na categoria "Ilustração" tenha causado polêmica - pois HQs não são apenas ilustração - os vencedores foram quase todos quadrinistas.

primeira palavra

None

Com uma exceção: Elvira Vigna, ilustradora do álbum vencedor Primeira Palavra (do escritor Tino Freitas), ganhou o prêmio devidamente como ilustradora. Mas Vigna, que também é escritora, lança sua primeira graphic novel em breve: Vitória Valentina, pela editora Lamparina.

O segundo e o terceiro lugar da categoria "Ilustração" foram para obras em quadrinhos: Dom Casmurro, de Felipe Greco e Mario Cau (baseados em Machado de Assis), e V.I.S.H.N.U., de Eric Acher, Ronaldo Bressane e Fabio Cobiaco.

Até hoje, a única premiação a uma HQ aconteceu em 2008, quando Fábio Moon e Gabriel Bá ganharam o troféu na categoria "Didático e Paradidático e Ensino Fundamental ou Médio" pela adaptação de O Alienista. Apenas o primeiro lugar de cada categoria recebe um prêmio em dinheiro, de R$ 3.500.

Veja a lista completa de vencedores do Jabuti 2013