HQ/Livros

Notícia

Herdeiros de Jack Kirby levam adiante processo contra a Marvel Comics

Ação foi julgada procedente e seguirá em julgamento

Érico Assis
30.11.2010, às 11H51
ATUALIZADA EM 11.11.2016, ÀS 01H03
ATUALIZADA EM 11.11.2016, ÀS 01H03

O site The Hollywood Reporter publicou hoje novidades sobre o processo que os herdeiros de Jack Kirby – cocriador de vários dos grandes personagens da Marvel Comics – movem contra a editora de quadrinhos. Os quatro filhos de Kirby pretendem retomar os direitos autorais de personagens como Quarteto Fantástico, X-Men, Thor, Hulk entre tantos outros.

Na semana passada, a juíza Colleen McMahon rejeitou um pedido da Marvel que taxava a ação dos Kirby de “redundante”, julgando-a procedente e permitindo a continuidade do caso.

Thor

None
Thor por Jack Kirby

Em apoio à Marvel, porém, a juíza aceitou o pedido de que não seja feita a contabilidade dos lucros a que os herdeiros Kirby teriam direito, até que se tome a decisão quanto ao destino dos direitos autorais.

A juíza também rejeitou alegações dos herdeiros quanto a supostas quebras de contrato e quanto ao fato de Kirby não ter sido credito como cocriador nos filmes O Incrível Hulk e X-Men Origens: Wolverine. Já o pedido de devolução de páginas originais do pai será avaliado posteriormente.

Por fim, a juíza declarou que a Walt Disney, como atual proprietária da Marvel, é parte interessada no processo e deve fazer parte dele – apesar das declarações da Marvel de que os herdeiros entraram com o processo antes da aquisição.

Na análise do Hollywood Reporter, a juíza McMahon está livrando-se de várias disputas paralelas para concentrar-se no caso principal: se os herdeiros de Jack Kirby tem ou não direito a parte dos lucros que a Marvel teve com personagens cocriados pelo pai, entre as décadas de 1950 e 1960.

Os herdeiros Kirby são representados pelo advogado Marc Toberoff, o mesmo que representa as herdeiras de Jerry Siegel no processo pelos direitos sobre Superman.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.