HQ/Livros

Notícia

Festival d'Angoulême 2012 | Saem os indicados ao maior prêmio do quadrinho europeu

Apenas um álbum tem previsão de publicação no Brasil

Érico Assis
07.12.2011, às 13H08
ATUALIZADA EM 27.11.2016, ÀS 16H06
ATUALIZADA EM 27.11.2016, ÀS 16H06

O Festival International de la Bande Dessinée de Angoulême anunciou os indicados à sua edição 2012. Evento exclusivo de quadrinhos mais importante do mundo ocidental, a premiação abre o mesmo espaço para artistas de todas as nacionalidades, desde que publicados no mercado franco-belga no último ano.

Angouleme

None

As quatro categorias deste ano não incluem HQs que já tenham sido publicadas no Brasil - e só uma delas tem previsão de sair aqui: Jerusalem, de Guy Delisle. Mas há vários nomes conhecidos, como Cyril Pedrosa (com Portugal) e os americanos Joe Sacco (com Reportages, ainda inédito no resto do mundo), Craig Thompson (Habibi) e Dan Clowes (Mister Wonderful).

Ao todo são 58 concorrentes, mais 20 indicados na categoria infanto-juvenil, outros 10 indicados ao prêmio de "patrimônio e a novidade: uma categoria específica, chamada "Polar", dedicada ao gênero policial, que anda em voga no mercado franco-belga. Confira aqui todos os indicados.

O Festival acontece de 26 a 29 de janeiro. Este ano, o presidente do júri é Art Spiegelman, que recebeu prêmio pelo conjunto da obra no ano passado.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.