HQ/Livros

Notícia

Ernie Chan | Morre um dos grandes desenhistas de Conan

Quadrinista tinha 71 anos

Érico Assis
18.05.2012
11h49
Atualizada em
21.09.2014
14h39
Atualizada em 21.09.2014 às 14h39

Ernesto Chan, quadrinista filipino que foi presença constante como desenhista e arte-finalista nos quadrinhos nos EUA desde a década de 70, faleceu nesta quinta-feira, dia 17. Tinha 71 anos.

Ernie Chan, como era creditado - ou Ernie "Chua", devido a um erro da imigração nos EUA, tem seu nome muito vinculado a Conan. Discípulo de John Buscema, do início da década de 70 ao início da década de 90, ele desenhou e arte-finalizou mais de uma centena de edições de Conan the Barbarian e The Savage Sword of Conan.

Ao emigrar para os EUA em 1970, Chan começou carreira prestando serviços à DC Comics. Trabalhou nas séries de terror como The Unexpected, House of Mystery, House of SecretsWeird War Tales antes de passar a Batman, tendo desenhado várias histórias da série principal do homem-morcego e de Detective Comics em meados da década de 70. Chan também desenhou inúmeras capas para a editora.

Na Marvel, além de Conan, ele foi arte-finalista da série do Hulk e teve passagens como desenhista por Kull the Destroyer e Power Man & Iron Fist.

Após a aposentadoria, em 2002, Chan começou a dedicar-se a artes por encomenda para fãs. Era presença constante nas principais convenções de quadrinhos - inclusive na última San Diego Comic Con. Seus últimos quadrinhos foram feitos para a web: a série The Vat, que está no Youtube.

Segundo o quadrinista filipino Gerry Alanguilan, Chan recentemente fora diagnosticado com câncer. Em coincidência macabra, outro grande quadrinista filipino de destaque no mesmo período que Chan, Tony DeZuñiga, faleceu na semana passada.

Leia mais sobre Ernie Chan.

Ernesto Chan

None
Ernesto "Ernie" Chan

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.