HQ/Livros

Notícia

DC Comics | Veja o novo logotipo [Atualizado]

Nova identidade substitui a que foi criada em 2005

Érico Assis
19.01.2012
14h22
Atualizada em
04.11.2016
04h09
Atualizada em 04.11.2016 às 04h09

O Bleeding Cool já tinha captado boatos, no final de 2011, de que a DC Comics deveria mudar seu logotipo em 2012. Agora conseguiu uma imagem, que você confere ao lado. Seria este o novo logotipo da editora?

[Atualizado, 19/1] A DC Entertainment - grupo de empresas do qual faz parte a DC Comics - confirmou e revelou oficialmente seu novo logotipo hoje ao site da revista Fast Company. Veja clicando aqui a aplicação em diversos formatos.

dc comics

None

Como explica Amit Desai, vice-presidente de franchising da DC Entertainment, o "D" que se descola do "C" na nova marca representa as identidades secretas e outras dualidades que existem nas histórias que a DC publica.

"O especial no conteúdo da DC é a ideia da identidade dupla. Quando você pensa nos super-heróis da DC Comics, é a identidade secreta. Quando você pensa na Vertigo, é a ideia do bem contra o mal em tantas histórias. E assim, afora a flexibilidade, o novo logotipo comunica esta ideia de identidade dupla: mais do que você enxerga à primeira vista. Você tem que olhar mais de perto para entender a riqueza dos nossos personagens", declara Desai ao site.

Ainda não há vídeo para mostrar o efeito, mas em plataformas digitais (DVDs, apps, todo conteúdo para internet), o logotipo será animado, revelando algo por baixo.

Além disso, o logotipo não tem cor nem textura fixa, podendo adaptar-se de acordo com o conteúdo. Na imagem que mostra essas variações, uma possível piscadela da DC para os fãs: a mancha de sangue icônica de Watchmen, o símbolo que pode ser utilizado na até agora não confirmada Watchmen 2.

Detalhe espirituoso do novo logo: a fonte utilizada chama-se Gotham Black.

O novo logotipo foi criado pela Landor Associates, que está entre as maiores empresas de identidade corporativa do mundo, com cliente como Coca-Cola, Levi's, Blackberry, Smirnoff, Citroën e Bradesco. Ou seja, não custou barato. Segundo a reportagem, está em desenvolvimento há um ano.

Consolidada como DC Comics em 1976, a editora - que atendeu por vários nomes antes, principalmente National - teve seu logotipo clássico desenhado pelo renomado designer Milton Glaser. Em 2005, passou a vigorar o logo utilizado atualmente nos quadrinhos, animações, games, filmes etc., criado por Josh Beatman.