HQ/Livros

Artigo

Aqui Dentro

Os lançamentos de HQs no Brasil

20.12.2005, às 00H00.
Atualizada em 26.11.2016, ÀS 22H02
Tom Strong
Alan Moore - Editora Devir
4 ovos
Sandman: Terra dos sonhos
Neil Gaiman - Conrad
5 ovos
Ex Machina
Brian K. Vaughn - Panini
4 ovos
Mestres Disney 6
Romano Scarpa - Abril
4 ovos
Na coluna irmã da LÁ FORA, o Omelete mergulha nas bancas e livrarias para comentar os principais lançamentos recentes. Nesta edição: Sandman: Terra dos Sonhos, Ex Machina, Minha vida, Mestres Disney e Tom Strong.

Tom Strong: Um século de aventuras
Por Érico Borgo

Demorou, mas finalmente chegou às lojas especializadas em quadrinhos e livrarias Tom Strong: Um século de aventuras!

A edição - no bom padrão gráfico dos recentes lançamentos da Devir - reúne as primeiras aventuras do herói criado em 1999 pelo roteirista Alan Moore (A Liga extraordinária, V de vingança) para o selo America’s Best Comics da Wildstorm/DC. Com o herói, Moore presta homenagem ao gênero pulp das primeiras décadas do século 20, com seus ícones invencíveis como Doc Savage, Tarzan e Zorro.

Nas histórias, o aventureiro e cientista Tom Strong - que cresceu num ambiente controlado, privado do contato humano, para desenvolver superforça e resistência - comanda uma família igualmente imbatível. A sua esposa Dhalua (filha de um poderoso chefe tribal), sua filha Tesla, o gorila falante Rei Salomão e o robô Pneuman ajudam-no a derrotar ameaças do passado, presente e futuro. A narrativa, igualmente retrô, deixa de lado intelectualismos para se concentrar na boa e velha ação ininterrupta.

A galeria de vilões também é digna de nota. São tipos como um gênio que vive enganando a própria morte, Astecas de uma dimensão paralela na qual eles nunca foram derrotados pelos espanhóis, o monstro Pangea e outros oponentes igualmente interessantes.

Tom Strong. Roteiro: Alan Moore. Desenhos: Chris Sprouse. Editora: Devir. Formato americano. 208 páginas coloridas. 45 reais.

Sandman: Terra dos sonhos
Por Érico Borgo

Não me canso de comentar esses incríveis lançamentos da Conrad, as belíssimas edições especiais de Sandman.

Sandman: Terra dos Sonhos, o terceiro volume da coleção, reúne as edições de número 17 a 20 da aclamada criação de Neil Gaiman.

As quatro histórias aqui apresentadas são um verdadeiro divisor de águas da série. "Calliope", "Um sonho de mil gatos", "Sonho de uma noite de verão" e "Fachada" não têm qualquer ligação a não ser o tema recorrente da obra: os sonhos. Nelas, o protagonista da HQ mal aparece.

"Calliope" mostra um escritor buscando seu segundo sucesso. Para tanto, recorre de forma traiçoeira a uma das musas gregas. "Um sonho de mil gatos", contada através da perspectiva de um gato - uma das paixões de Gaiman - conta como um desses felinos descobre a verdadeira natureza de sua espécie... e sonha em alterá-la. "Sonho de uma noite de verão", ilustrada pelo sensacional Charles Vess e ganhadora de diversos prêmios literários, coloca a trupe de William Shakespeare apresentando pela primeira vez a famosa peça para uma platéia um tanto exótica. A última, "Fachada", toma uma personagem obscura da DC, uma integrante da Patrulha do Destino, e a observa na intimidade, exaltando seus desesperos e angústias.

O álbum tem apenas quatro histórias, mas traz material adicional fantástico: um roteiro original de Neil Gaiman (até os erros de digitação foram respeitados) com anotações do escritor para a história "Calliope" e um glossário com notas.

E é bom aproveitar... o quarto volume - Estação das Brumas - será lançado só em abril de 2006.

Sandman: Dream Country. Roteiro: Neil Gaiman. Desenhos: Kelly Jones, Charles Vess, Colleen Doran, Malcolm Jones III. Editora: Conrad. Formato americano. 180 páginas coloridas. 47,90 reais.

Ex Machina - Estado de emergência
Por Érico Borgo

Escrito por Brian K. Vaughan (Y: The Last Man) e ilustrado pelo excelente Tony Harris (Starman), o gibi Ex Machina chegou às bancas brasileiras em edição especial pela Panini.

A HQ traz o primeiro arco de histórias do gibi norte-americano vencedor do prêmio Eisner (Melhor nova série e Melhor roteirista). São cinco histórias que contam como Mitchell Hundred, o único super-herói do planeta, tornou-se prefeito de Nova York, depois de abandonar a polêmica carreira de vigilante do crime.

O poder de Hundred, outrora conhecido como Grande Máquina, é a habilidade de "falar" com aparelhos diversos. Tal habilidade, porém, é praticamente inútil na administração de uma cidade como Nova York. A trama é uma espécie de The West Wing com elementos do mundo dos super-heróis. Tal mistura é excepcionalmente boa, uma das histórias mais interessantes dos últimos anos. Só o último quadrinho da primeira parte já vale a compra.

A HQ traz ainda um glossário e o making-of das páginas de Harris, com as referências fotográficas que ele utilizou no desenvolvimento da arte.

Ex Machina. Roteiro: Brian K. Vaughn. Desenhos: Tony Harris. Editora: Panini Comics. Formato americano. 148 páginas coloridas. 19,90 reais.

Mestres Disney 6
Por Roberto Elísio dos Santos

Um dos países que mais produz quadrinhos protagonizados por personagens Disney é a Itália. Artistas italianos - assim como os ingleses - foram pioneiros na década de 1930 na realização dessas histórias fora dos Estados Unidos. Inicialmente, as narrativas italianas eram realizadas sem a autorização do Estúdio Disney. Mas, a partir de 1933, o editor Arnoldo Mondadori passou a publicar o jornalzinho Topolino (que editava as tiras de Mickey elaboradas por Floyd Gottfredson), e o artista Federico Pedrocchi ficou responsável pela publicação.

Em 1938, com a proibição por parte do regime fascista da importação de quadrinhos norte-americanos, Pedrocchi começou a criar histórias inéditas protagonizadas por Pato Donald, Clarabela e Branca de Neve. Mas a morte do artista, em 1945, vítima de um bombardeio, interrompeu essa produção.

Após a Segunda Guerra Mundial, Mondadori relançou o título, que se tornou uma revista no formato de livro em 1949, contando com histórias escritas por Guido Martina e desenhadas por Angelo Bioletto, autores das Grandes Paródias, em que clássicos da literatura (como A Divina Comédia e Dom Quixote) são adaptados para os quadrinhos protagonizados pelos personagens Disney.

À segunda geração de artistas italianos juntou-se, no início da década de 1950, Romano Scarpa, artista nascido em Veneza e que havia se dedicado ao cinema de animação após freqüentar o Liceu Artístico e a Academia de Belas Artes de Veneza.

Influenciado pelos quadrinhistas norte-americanos Floyd Gottfredson e Carl Barks, Scarpa desenvolveu seu estilo gráfico próprio (hoje identificado como o desenho característico do quadrinho Disney italiano) e criou novos personagens, a exemplo da pata Brigite, apaixonada pelo sovina Tio Patinhas, e a adolescente Pata Iéié, que, na década de 1980 se tornou a Pata Lee nas histórias feitas no Brasil. Autor de longas histórias de aventura envolvendo os membros da Família Pato e de narrativas de suspense estreladas por Mickey, o artista teve como assistente e arte-finalista outro grande talento das artes seqüenciais da Europa, o desenhista Giorgio Cavazzano.

Scarpa, falecido em abril deste ano, foi o quadrinhista escolhido para a sexta edição da coleção Mestres Disney, que chegou às bancas em setembro. Além da biografia do artista, o leitor encontra as histórias inéditas "Um seqüestro mirabolante" (a primeira escrita e desenhada por Scarpa e na qual ele apresenta o irmão jornalista de Tio Patinhas, o Tio Gedeão), de 1956, e "O último Balabu" (que marca a estréia de Brigite), de 1960, três republicações (entre elas "A fórmula S", de 1978, em que Mickey contracena com Amadeu Júnior e enfrenta Tudinha, a namorada do vilão João Bafo-de-Onça, e o cientista malvado Algatone, todos criados pelo artista), curiosidades e a galeria de personagens idealizados pelo desenhista italiano.

Esta edição é uma oportunidade de conhecer ou rever um pouco da obra de Romano Scarpa, reconhecidamente um dos grandes artistas Disney dos quadrinhos.

Roberto Elísio dos Santos é pesquisador sênior do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, jornalista, com pós-doutorado em Comunicação pela ECA-USP, professor da Universidade IMES e autor do livro Para reler os quadrinhos Disney (Editora Paulinas).

Mestres Disney 6. Roteiro e desenhos: Romano Scarpa. Editora: Abril. Formato americano. 164 páginas coloridas. 14,95 reais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.