HQ/Livros

Artigo

A última tentação

A última tentação

23.05.2002, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

Alice Cooper é, a lado de Ozzy Osbourne, um dos maiores ícones do Rock and Roll de todos os tempos. Quando surgiu, na década de 70, notabilizou-se por ser um dos precursores do chamado Rock And Roll Terror. Mais do que isso, foi um dos pioneiros em pintar o rosto, encarnar uma personagem - chamada Alice Cooper, obviamente - e encenar as músicas de seus discos. Artista de renome nos anos 70, viu sua carreira decair na década seguinte e reemergir na passada.

Lançado em 1994, o álbum The last temptation talvez seja um dos responsáveis pelo retorno de Alice. Temático, o disco contou com a colaboração de Neil Gaiman na formulação de seu conceito. Desta parceria, surgiu a idéia do escritor inglês transpor o CD para os quadrinhos.

A HQ A última tentação é fruto dessa proposta. Escrita por Gaiman e ilustrada por Michael Zulli foi lançada inicialmente nos Estados Unidos como uma mini-série em três edições coloridas pela Marvel Comics. Mais recentemente, a Dark Horse Comics reeditou o gibi de uma só vez em preto e branco. Foi este formato que a Pandora Books escolheu ao verter a publicação para o português.

A trama gira em torno do pré-adolescente Steven, que, certo dia, depara-se com um inusitado teatro em sua enfadonha cidade. Lá, conhece seu estranho mestre de cerimônias, Alice Cooper, que lhe faz uma tentadora proposta...

Terror psicológico bem-urdido, nem de longe, A última tentação, é o melhor de Neil Gaiman embora esteja acima da média e lembre os clássicos do gênero como Stephen King. Em suas páginas, há elementos de Grand Guignol, o sangrento teatro francês do fim do século XIX, para caracterizar o Teatro do Real, bem como outras características do gênero Terror. É o caso de Steven ser o único a testemunhar as encenações que ali ocorrem e de o aparecimento do teatro e de seu mestre de cerimônias sempre coincidir com o desaparecimento de uma criança da cidade.

Os fãs de Tia Alice são os que mais se beneficiam com a leitura. Afinal, Gaiman agrega ao roteiro várias passagens do álbum que o originou. Músicas como Lost in América, Bad Place Alone, e You’re my Temptation chegam a ter trechos citados enquanto outras como Sideshow, Nothing is Free, Stolen Prayer, Unholy War, Lullaby, It’s me e Cleansed by Fire são mencionadas indiretamente.

Lido por si só, o gibi A última tentação é uma boa história, mas acompanhado do álbum que o originou, torna-se bem mais apetitoso. E a trama não termina em suas páginas, uma vez que seus protagonistas - o mestre de cerimônias, Steven e Mercy - vivem dando as caras em outras obras de Alice Cooper.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.