HQ/Livros

Notícia

A Saga de Tio Patinhas continua

A Saga de Tio Patinhas continua

Roberto Elísio dos Santos
07.04.2004
00h00
Atualizada em
18.11.2016
21h03
Atualizada em 18.11.2016 às 21h03

Mais dois capítulos retratando a vida do tio milionário do Pato Donald serão publicados nas edições de abril e maio da revista Tio Patinhas.

Escritas e desenhadas pelo artista norte-americano Keno Don Rosa, tendo como ponto de partida a obra realizada por Carl Barks, estas histórias complementam a Saga de Tio Patinhas, editada pela Abril, no ano passado.

A edição 465 da revista Tio Patinhas, que chega às bancas em abril, traz a história "O vigilante de Pizen Bluff", correspondente ao capítulo 6,5 da saga do pato mais rico do mundo. Criada a partir de referências presentes na história "A cidade-fantasma", realizada por Barks em 1959, esta narrativa mostra o confronto de Tio Patinhas com os Irmãos Dalton, além do encontro com outras figuras lendárias do velho Oeste, como Buffalo Bill, a atiradora Annie Oakley, o empresário circense P.T. Barnum e o chefe apache Gerônimo. Don Rosa fez uma continuação desta aventura, intitulada "The dutchmans secret", a ser publicada em julho, na Tio Patinhas 468.

Em maio, a edição 466 apresenta o capítulo 8,5 da saga. "No coração do Yukon" acontece durante a corrida do ouro, no Canadá, onde o jovem Patinhas precisa proteger sua mina de ouro. O grande amor do pato, a cantora Dora Cintilante, criada por Barks em 1953 para a história "Em busca do ouro", tem um papel importante nesta narrativa, que conta, ainda, com a participação do escritor Jack London, autor de livros como Caninos brancos e Chamado selvagem, que se passam no Alasca no final do século XIX.

Estas histórias realizadas por Don Rosa são instigantes até para os leitores que não acompanharam a Saga de Tio Patinhas. São impressionantes as cenas do incêndio que devastou a cidade de Dawson, em que Tio Patinhas salva Cornélio Pato (chamado na edição brasileira pelo nome original, Mr. Coot), o futuro fundador de Patópolis.

As edições da revista Tio Patinhas 465 e 466 têm 132 páginas em cores e custam 4,95 reais cada.

Roberto Elísio dos Santos é pesquisador sênior do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, jornalista, doutor em Comunicação pela ECA-USP, professor do IMES - Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul e autor do livro "Para reler os quadrinhos Disney" (Editora Paulinas).