HQ/Livros

Notícia

A Saga de Tio Patinhas continua

A Saga de Tio Patinhas continua

07.04.2004, às 00H00.
Atualizada em 18.11.2016, ÀS 20H03

Mais dois capítulos retratando a vida do tio milionário do Pato Donald serão publicados nas edições de abril e maio da revista Tio Patinhas.

Escritas e desenhadas pelo artista norte-americano Keno Don Rosa, tendo como ponto de partida a obra realizada por Carl Barks, estas histórias complementam a Saga de Tio Patinhas, editada pela Abril, no ano passado.

A edição 465 da revista Tio Patinhas, que chega às bancas em abril, traz a história "O vigilante de Pizen Bluff", correspondente ao capítulo 6,5 da saga do pato mais rico do mundo. Criada a partir de referências presentes na história "A cidade-fantasma", realizada por Barks em 1959, esta narrativa mostra o confronto de Tio Patinhas com os Irmãos Dalton, além do encontro com outras figuras lendárias do velho Oeste, como Buffalo Bill, a atiradora Annie Oakley, o empresário circense P.T. Barnum e o chefe apache Gerônimo. Don Rosa fez uma continuação desta aventura, intitulada "The dutchmans secret", a ser publicada em julho, na Tio Patinhas 468.

Em maio, a edição 466 apresenta o capítulo 8,5 da saga. "No coração do Yukon" acontece durante a corrida do ouro, no Canadá, onde o jovem Patinhas precisa proteger sua mina de ouro. O grande amor do pato, a cantora Dora Cintilante, criada por Barks em 1953 para a história "Em busca do ouro", tem um papel importante nesta narrativa, que conta, ainda, com a participação do escritor Jack London, autor de livros como Caninos brancos e Chamado selvagem, que se passam no Alasca no final do século XIX.

Estas histórias realizadas por Don Rosa são instigantes até para os leitores que não acompanharam a Saga de Tio Patinhas. São impressionantes as cenas do incêndio que devastou a cidade de Dawson, em que Tio Patinhas salva Cornélio Pato (chamado na edição brasileira pelo nome original, Mr. Coot), o futuro fundador de Patópolis.

As edições da revista Tio Patinhas 465 e 466 têm 132 páginas em cores e custam 4,95 reais cada.

Roberto Elísio dos Santos é pesquisador sênior do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP, jornalista, doutor em Comunicação pela ECA-USP, professor do IMES - Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul e autor do livro "Para reler os quadrinhos Disney" (Editora Paulinas).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.