Oscar | Entenda o que é a fotografia de um filme

Créditos da imagem: A Favorita/Element Pictures/Reprodução // Roma/Netflix/Reprodução

Filmes

Artigo

Oscar | Entenda o que é a fotografia de um filme

O papel do diretor de fotografia é essencial para qualquer produção cinematográfica

Mariana Canhisares
22.02.2019
14h49

A fotografia de um filme talvez seja um dos elementos do cinema mais nebulosos para o público. Porém, é uma parte essencial de qualquer produção. Não à toa, atores, diretores e produtores se revoltaram com a decisão inicial da Academia de não transmitir na TV a entrega do prêmio de Melhor Fotografia no Oscar 2019, obrigando a organização a voltar atrás dias depois. Como bem escreveu o diretor Alfonso Cuarón, "na história do cinema, obras-primas existiram sem som, sem cor, sem história, sem atores e sem música. Nenhum filme jamais existiu sem fotografia e edição".

Mas, afinal, o que é a fotografia? Em termos genéricos, é a combinação de tudo o que compõe o visual de um longa, como iluminação, cores, composição da cena e movimentos de câmera. Assim, é responsabilidade do diretor de fotografia escolher equipamentos e instruir seus respectivos operadores para obter um resultado não apenas esteticamente interessante, como também que sirva à narrativa em questão.

"Estamos contando histórias emocionantes com imagens. Não é só criar frames bonitos. Esse é um grande engano. As pessoas pensam 'essa fotografia é boa, porque é bonita'", explicou o diretor de fotografia Rodrigo Prieto, indicado ao Oscar por Silêncio e O Segredo de Brokeback Mountain, durante uma mesa redonda do Hollywood Reporter, em 2017.

Dada à sua responsabilidade narrativa, diretores e diretores de fotografias trabalham como colaboradores, muitas vezes criando parcerias de longa data, como é o caso de Steven Spielberg e Janusz Kaminski. Para Matthew Libatique, indicado ao Oscar desse ano por Nasce Uma Estrela, as visões dos dois precisam estar de acordo para que o projeto seja bem-sucedido. "Vocês têm o mesmo objetivo. Vocês estão contando a mesma história.[...] Se um diretor está tentando fazer algo diferente do que vocês fizeram juntos antes, é nosso trabalho ajudá-lo a chegar lá".

Em 2019, os indicados ao Oscar de Melhor Fotografia são Libatique, Lukasz Zal (Guerra Fria), Alfonso Cuarón (Roma), Robbie Ryan (A Favorita) e Caleb Deschanel (Never Look Away). No ASC Awards, prêmio do Sindicato dos Diretores de Fotografia, Zal levou a melhor. Agora, na cerimônia da Academia, o vencedor será anunciado somente na noite deste domingo (24).